Não é de hoje que a Disney tem buscado repaginar seus heróis e heroínas trazendo mais diversidade. Na nova animação, Encanto, além de se aproximar do povo latino americano, tendo o cenário uma cidadezinha colombiana, a animação traz, mais uma vez, uma protagonista mulher e diversos personagens nada perfeitos.
‘Encanto’ é repleto de simbologia num ambiente fantástico no qual podemos viajar e ampliar a imaginação junto com cada possibilidade. A família, que cada membro recebe um dom especial, com exceção de Maribel – a protagonista – se percebe aos poucos perdendo o “encanto”. Cada poder nos remete a algo que temos em alguma instância e a dinâmica da família, certamente, nos faz pensar como nos relacionamos com a nossa (ou pelo menos, com nosso círculo próximo de convivência). Talvez para alguns não seja muito claro, já que a magia dos símbolos permite que a gente só veja o que estamos preparados, mas ‘Encanto’ fala do peso dos padrões e papéis (personas) que assumimos e que nosso maior dom é cuidar uns dos outros, com as habilidades que temos.
Sem dar spoilers, a animação é uma deliciosa reflexão sobre como usamos nossas capacidades para contribuir no ambiente que vivemos e como cuidamos de nós e dos outros. Talvez esse seja o maior – e melhor – dom mágico que podemos ter e desejar para nós.
*Imagem capa: Disney