Foi no dia que eu fui em um workshop para mulheres brasileiras em Munique, que eu conheci a Dins, uma mulher com uma vontade imensa de fazer tudo acontecer da melhor maneira.
A Dins nasceu no Brasil, mas se identifica mais com a Alemanha, terra natal de seus pais, por isso fez o caminho contrário ao que eles fizeram: saiu do Brasil e foi morar na terra dos seus ancestrais. Imagine você sair da cultura brasileira e viver como uma Deutsch- como eles dizem (pronuncia ‘dóitch’).
Faz algum tempo que ela visitou Carlotas pela primeira vez. Desde de que ela foi para esse mundo mágico decidiu ficar por lá. Ela mora em Munique mas está sempre visitando esse lugar de aceitação, diversidade e respeito, chamado Carlotas. Passados alguns anos, Dins trouxe esse mundo para perto dela, resolveu mostrar aos seus novos conterrâneos o quão encantador é imaginar um mundo de plena empatia, e para isso trabalha duro.
Dins está sempre fazendo alguma coisa em Carlotas, sério, ela não para!
Outro dia ela estava criando atividades para o Programa em Escolas e separando o material para uma oficina que fará com mulheres Sírias, Dins está sempre em eventos e mandando emails para criar mais contatos na sua rede, vira-e-mexe ela pega um avião ou trem e vai para outras cidades para aprender mais sobre empatia e diversidade, levando com ela a educação lúdica e a arte aqui do nosso mundo.
É dos seus encontros com as crianças e jovens, em escolas, que ela tira a certeza que a sua dedicação tem potencial e vai dar certoO. A reciprocidade dos alunos, a resposta positiva dos professores e pais, fazem com que ela siga adiante e acredite no seu impacto na vida daqueles que a conhecem.
Ela acredita tanto que vai dar certo, que muitas vezes encara na defensiva a opinião de quem não concorda com o que ela pensa. Dins até aceita, muitas vezes concorda, mas no final vai lá e faz do jeito que ela pensou inicialmente. E todos os personagens de Carlotas acabam por entender o ponto de vista dela e gostar do que ela sugeriu. Acho que esse poder de argumentação vem dos ancestrais alemães.
Esse personagem é baseado em uma pessoa maravilhosa, que faz aniversário hoje. Completou mais um ano de experiência em sua vida, mais um ano em busca de um ideal. Ela não fez festa, mas o mundo festejou por ela existir!! Os personagens de Carlotas mandaram flores que colheram no jardim da Dona Beta.