Nos projetos de educação emocional desenvolvidos por Carlotas, buscamos realizar uma curadoria de referências ricas e personalizadas para cada faixa etária. Reconhecemos o grande desafio que os educadores (pais, mães, familiares, responsáveis, professores, psicólogos, psicopedagogos, pedagogos…) enfrentam na construção de espaços saudáveis de convívio e desenvolvimento. Dentre nossos objetivos, está ofertar uma curadoria de possibilidades fáceis e ao mesmo tempo assertivas para que todos possam promover a saúde emocional em suas famílias e espaços de aprendizagem.
Nesse sentido, hoje compartilharemos algumas dicas práticas de estimulação sensorial para crianças de 0-3 anos. A educação emocional começa desde muito cedo. Em bebês, a maturação neuropsicológica parte dos estímulos sensoriais, e nesse sentido, algumas atividades podem favorecer significativamente essa jornada. Essa é uma fase de pura descoberta, vamos aprimorar essa construção? Lá vão algumas dicas!
1. Esmagando a tinta
Materiais: Tinta guache, papelão, plástico transparente e fita crepe.
Essa é uma atividade simples que estimula muitos sentidos ao mesmo tempo. Espalhe porções de tintas de diferentes cores em todo o papelão. Cubra com o plástico e prenda com fita crepe nos cantos. Permita que a criança interaja livremente no processo. Ela descobrirá as misturas, os toque e irá aguçar sua percepção.
2. Garrafa sensorial
Materiais:
– Garrafinhas pets transparentes (Escolha garrafas com o plástico firme, pois algumas podem rasgar com facilidade)
– Objetos pequenos diversos (lantejoulas, clipes, mini pompons, fios de lã, pequenos objetos de madeira ou plástico, grãos, ervas, glitter…)
– Fita adesiva para lacrar a tampa
Com a ajuda da criança, insira os objetos dentro de cada uma das garrafas. Por se tratarem de objetos pequenos, é muito importante a supervisão atenta do adulto para que a criança não coloque-os na boca podendo causar um grave acidente. Após inserir os pequenos objetos, preencha a garrafa com água, deixando um pequeno espaço vazio para permitir a movimentação. Em seguida, lacre a tampa com uma fita firme que impeça que a criança abra a garrafa com facilidade. Esta atividade permite o desenvolvimento da percepção (pela visão, tato e audição), foco, concentração e outros estímulos sensoriais.
3. Painéis Sensoriais
Materiais:
– Isopor ou papelão para servir como base
– Diversos objetos com texturas diferentes (plástico bolha pintados, algodões coloridos, pedaço de esponja, lixa fina, plásticos, borrachas, tecidos, entre outros…)
Em cima da superfície dura (isopor ou papelão), cole os objetos de forma espalhada. Permita que a criança explore livremente os objetos não apenas com as mãos, mas também os pés e outras partes dos membros superiores e inferiores. Cada parte do corpo tocada, emite um estímulo aos receptores cerebrais, permitindo o desenvolvimento de novos circuitos neurais, além de desenvolver a criatividade e a imaginação.
4. Massagem
Materiais: Creme corporal apropriado para a idade ou bolinha.
A massagem em bebês e crianças pequenas é uma opção incrível de atividade sensorial. Uma técnica bastante difundida é a conhecida Ashantala, que nasceu na Índia. Além dos estímulos já mencionados nas atividades anteriores, estudos afirmam que a massagem fortalece o vínculo e a comunicação entre a criança e seu cuidador. As diferentes pressões no contato com a pele, estimulam o campo sensorial perceptivo. Crie um espaço de intimidade, calma e respeito e troquem afeto a partir do toque.
5. Fantoche de meia
Materiais:
– Um par de meias que não serão mais utilizadas
– 4 botões
– Feltro ou outros pedaços de tecidos
Provavelmente você já viu em algum lugar esses fantoches feitos de meia. São simples de criar, e rendem muitas brincadeiras e ótimas aprendizagens. Calcule o espaço para que sua mão possa entrar na meia (como mostra a imagem), costure os botões no lugar dos olhos do personagem e decore com os tecidos (podem servir como orelhas, cabelos ou o chapéu do personagem).
Interagir com os fantoches estimula a linguagem, a criatividade e a construção do mundo simbólico infantil. A partir da interação com o personagem, um mundo lúdico se cria, abrindo espaço para uma infinidade de temas, ideias e histórias a serem contadas. Além de diversão, você proporcionará estímulos fundamentais para a maturação da criança.
*Fontes imagens texto: www.mildicasdemae.com.br, Pinterest e The New Times.
>Artigo postado originalmente em 20 de agosto de 2020 e repostado para o data do dia Nacional da Educação Infantil em 25 de agosto de 2024.
Gostou desse artigo: Exploração Sensorial na Primeira Infância
Leia também: Ações Pedagógicas sobre o livro Saudade Sabor Chocolate