Falas capacitistas são formas de barreiras atitudinais que traduzem o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo “Capacitismo” vem da tradução do inglês ‘Ableism’, que significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência. O capacitismo pode levar à exclusão social, a limitações no acesso a oportunidades e serviços, e a violações de direitos humanos.
Além disso, pode gerar impactos emocionais e psicológicos na vida das pessoas com deficiência, muitas vezes levando a sentimentos de inferioridade, baixa autoestima e ansiedade.
A escola, um dos primeiros ambientes de socialização, é um local que deveria respeitar as diferenças e desenvolver a empatia, mas infelizmente acaba sendo um lugar que também dissemina a cultura capacitista, tanto com barreiras físicas quanto atitudinais.
Para que possamos refletir e modificar a forma como me comunico, seguem algumas frases capacitistas que devem ser riscadas do vocabulário.
“Dar uma de João sem braço”Frase que reforça o preconceito contra pessoas com deficiência física.
Troque por “Fingiu não entender”
“Que mancada!”Frase muito utilizada popularmente e que também reforça o preconceito contra pessoas com deficiência física.
Troque por “Que vacilo!”
“Você está surdo?”Frase que reforça o preconceito contra pessoas com deficiência auditiva.
Troque por “Você está me entendendo?”
“Você parece retardado!”O retardo mental era uma expressão utilizada antigamente para se referir à deficiência intelectual.
Troque por “Sem noção!”
“Vou fingir demência!”Frase que reforça o preconceito contra pessoas com deficiência intelectual.
Troque por “Vou fingir que não entendi.”
“Apesar de ser deficiente, você até consegue fazer bastante coisa sozinho(a).”Essa frase traz a ideia de que as pessoas com deficiência são incapazes de realizar suas atividades.
Essas referências foram retiradas do Dicionário Anticapacitista em Saúde Mental. Acesse na íntegra aqui.
Valorizar e respeitar todas as pessoas independente de suas habilidades é um dos propósitos do nosso time. Dessa forma criaremos um futuro com uma sociedade mais justa e consequentemente inclusiva, mas para isso precisamos atuar de forma consciente, com respeito e empatia.
Gostou do texto Falas Capacitistas para Riscar do seu Vocabulário?
Leia também: DICAS DE FILMES E SÉRIES SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACESSIBILIDADE