No mês de abril, Carlotas Alemanha realizou mais uma edição do “Ich Bin Dabei”, nosso curso exclusivo para brasileiras que querem se preparar para (re) integrar o mercado de trabalho alemão, por meio de informações, orientações estratégicas, revisão de currículos, cartas de apresentação, preparação para entrevistas e muito mais.
A cada turma finalizada, temos mais elementos para afirmar que esta é uma das ações que mais causam impacto social junto às mulheres migrantes que vivem na Alemanha. Em uma rápida pesquisa com uma amostra de participantes das edições realizadas nos últimos dois anos, constatamos que quase 40% das brasileiras conquistaram uma vaga de trabalho após o curso e 100% delas afirmam que sua postura como candidata a um emprego no novo país mudou depois da participação. Dentre os feedbacks recebidos, uma das participantes compartilhou:
“Estou vindo aqui para compartilhar que consegui um emprego! Foi minha primeira entrevista depois do Ich Bin Dabei, e foi maravilhosa! A segunda entrevista foi já para acertar a data de início! Por isso estou vindo aqui agradecer imensamente vocês pela oportunidade! Eu estava há muito tempo já procurando emprego (…)”
Este é um dos projetos promovidos por Carlotas Alemanha que vão de encontro ao Pacto Global com o qual somos comprometidos e que estabelece vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) organizado pelas Nações Unidas (ONU). Neste caso, contribuir para a autonomia de mulheres migrantes através da sua integração no mercado de trabalho, foca no ODS 5 – “Igualdade de Gêneros” e no ODS 10 – “Redução de Desigualdades”.
“O seminário me trouxe autoconhecimento. Eu tive clareza do que eu queria fazer e partir disso eu pude traçar um plano (…) de como eu alcançaria esse objetivo. Eu pude preparar minha candidatura com tranquilidade, sabendo o que o mercado alemão deseja. Depois do seminário eu me candidatei e tive o meu sim em menos de seis meses.”
A meta final do projeto é sempre que o maior número de mulheres seja integrada, da melhor forma possível à sociedade alemã, passando por ter um espaço digno no mercado de trabalho. Mas não podemos negar que as orientações e informações que o curso traz, são também de grande valia para a autoestima, segurança e motivação destas mulheres, o que acaba afetando outras áreas de sua vida como migrante, mesmo que elas ainda não estejam ativas profissionalmente. E este também é um ponto que consideramos muito importante do nosso trabalho! Após o curso, recebemos depoimentos como este:
“Tudo mudou pra melhor. Meu currículo melhor formulado, mais confiança para a entrevista, pitch objetivo e rico em infos relevantes e tudo isso voltado ao exigente mercado alemão”
Por último, este projeto é especial porque permite que as mulheres se conectem entre si, formando uma grande rede de suporte, apoio e inspiração. Colocar estas mulheres em contato para que, em grupo, possam superar os desafios comuns, sabendo que não estão sozinhas nas dificuldades, tem sido um trabalho intenso, mas muito gratificante para Carlotas na Alemanha!
“Ter uma preparação na sua língua materna e de alta qualidade foram imprescindíveis para a conquista do meu primeiro emprego na Alemanha. Primeiro entendemos melhor o que vamos encontrar, como formatação de currículo, cultura local, estrutura do mercado de trabalho e tudo isso na nossa língua materna. Carlotas transforma guerreiras em vencedoras, mostrando o caminho e nos dando o suporte psicológico pra enfrentar a batalha. É um grupo de sororidade e assim, consegui passar na entrevista.”
O “Ich Bin Dabei – Trabalhar na Alemanha” é um seminário sem custos para as mulheres participantes porque conta com o apoio e o financiamento do governo alemão, através do BMI (Bundesministerium des Innern, für Bau und Heimat) – especificamente, por meio do programa MiA (Migrantinnen einfach stark im Alltag).