Fechamento de dezembro (ou melhor, do ano!) em Carlotas na Alemanha
Por ser um país com forte histórico de migração e atualmente estar enfrentando uma crise crescente de escassez de mão de obra (o que se acredita ser resolvido com a atração de profissionais de fora para o mercado de trabalho), a Alemanha tem concentrado esforços para atrair e manter pessoas migrantes no país e uma das formas que encontrou para apoiar mais efetivamente é repassar investimentos locais para dar suporte às comunidades de pessoas expatriadas.
Por isso, existem muitas e diversificadas organizações de migrantes no país com diferentes interesses, ofertas, objetivos e estruturas. Algumas aconselham e apoiam pessoas que acabaram de chegar à Alemanha. Outras ocupam-se da preservação da língua e cultura natais. Outras ainda estão voltadas, por exemplo, para a educação ou profissionalização.
O fato é que Carlotas na Alemanha é uma destas organizações e através do co-financiamento que recebe do Bundesamt für Migration und Flüchtlinge (Departamento Federal de Migração e Refugiados) atua com foco na capacitação e orientação de mulheres migrantes – principalmente as falantes de língua portuguesa – oferecendo gratuitamente cursos e eventos para desenvolvimento profissional.
Em 2023 foram realizadas 22 edições destes cursos (quase 2 edições por mês!), com carga horária de 34 horas cada, totalizando 748 horas de contato com mais de 300 brasileiras que querem ingressar no mercado de trabalho alemão ou trabalhar de forma autônoma no país.
Um trabalho intenso e que não se restringe só aos cursos gratuitos. Para além, foram realizados 10 encontros presenciais mensais para networking e conexão entre mulheres migrantes que vivem na região de Munique, além de um evento de capacitação profissional presencial que reuniu em um fim de semana mais de 40 brasileiras.
Carlotas também implementou alguns projetos novos neste ano de 2023 e um deles foi as consultorias personalizadas, totalizando mais de 20 atendimentos à pessoas que querem uma orientação individual para suas questões profissionais no contexto da migração. Outros projetos ficaram por conta das palestras e das mentorias para outras organizações que também trabalham para o bem-estar das brasileiras na Alemanha.
Por fim, as redes sociais de Carlotas Alemanha também estiveram bem ativas ao longo do ano e através delas foram relizadas 17 conversas em formato de live com diferentes mulheres migrantes e que abordavam temas como: ESG, Trabalho na Alemanha, Maternidade Atípica, Empreendedorismo Feminino Negro, entre outros. Também promoveu 4 campanhas de informação para temas importantes para as mulheres, como violência de gênero ou diversidade.
Como é possível ver, 2023 foi um ano de intenso trabalho na Alemanha e o resultado de todos estes números pode ser traduzido em duas únicas palavras: impacto social.
Mais mulheres se capacitando para gerar sua própria renda e assim estar mais independente e menos vulnerável no contexto migratório. Este é um dos propósitos de Carlotas Alemanha e é nesta direção que o trabalho continuará em 2024. Bis bald (até já)!
Fica aqui nosso post de retrospectiva no Instagram! <3