Dia 28 de maio foi celebrado o 12° Dia Nacional da Diversidade no mercado de trabalho alemão (#DDT24) e, mais um ano, Carlotas Alemanha participa ativamente das ações que celebram a data, com campanha para dar visibilidade à causa das mulheres migrantes e as barreiras e preconceitos que elas enfrentam para integrar ou se manter no mundo corporativo quando vivem no país.
Nos anos anteriores, Carlotas trouxe para debate a questão do preconceito linguístico que as mulheres enfrentam quando se candidatam nas empresas, mas ainda não falam o idioma alemão de uma forma completamente fluente. A pauta, infelizmente, continua importante porque as mulheres continuam a ter barreiras para se empregarem por causa do seu sotaque ou na forma de expressar o idioma.
Mas devido ao contexto político e histórico que a Europa vivencia – com a questão dos migrantes e da contestação da diversidade como um todo – este ano, o tom da ação de Carlotas foi de ainda mais protesto.
O mood da campanha criada pela Charta der Vielfalt para 2024 era: Vozes pela Diversidade! Neste contexto, convidamos brasileiras que vivem na Alemanha para darem seus rostos e suas vozes em um único grito: Ich Bin Deutschland! Ou seja, “Eu sou Alemanha”, mesmo que ela seja imigrante e não tenha a nacionalidade alemã, ainda assim, contribui financeiramente e socialmente para o sistema. E portanto, pode afirmar: ‘eu também faço parte disso e preciso ser incluída e integrada positivamente, seja no mercado de trabalho, seja na sociedade como um todo.’
As mulheres atenderam ao chamado e enviaram suas fotos que foram publicadas formando um grande painel de rostos diversos com a mensagem única por diversidade: #IchBinDeutschland!
Gostou do texto: Fechamento do mês de maio em Carlotas Alemanha
Leia também: Carlotas Alemanha: “Nunca Mais É Hoje”