Demos o pontapé inicial na quinta edição do Programa Sementes do Brasil, realizado em parceria com a seguradora Tokio Marine e com o objetivo de apoiar o ingresso de jovens do Sistema de Acolhimento de São Paulo no mercado de trabalho formal.
Em fevereiro, avançamos na preparação para o início das aulas. Ao longo do mês, visitamos 11 Instituições de Acolhimento que estão participando do programa pela primeira vez. Essa etapa é essencial para conhecer a infraestrutura, os gestores e técnicos dos SAICAs, Casas Lares e Repúblicas Jovens, que nos apoiam ao longo dos quatro meses de curso. Além disso, essa aproximação permite compreender melhor o contexto dos jovens acolhidos e fortalecer o vínculo com as equipes das instituições.
Neste período, a equipe de TI da Tokio Marine realizou visitas técnicas para instalação dos computadores que as instituições receberam como doação pela participação no programa.
Essa iniciativa:
- Redireciona equipamentos que não são mais utilizados pela empresa;
- Garante infraestrutura adequada para que os jovens participem das mentorias com funcionários voluntários;
- Facilita a realização de atividades como elaboração de currículos, criação de perfis em plataformas de vagas para jovens aprendizes e o aprendizado de ferramentas do Pacote Office.
Também realizamos os encontros de formação com professores(as) e mentores(as) voluntários(as), abordando a contextualização sobre o público atendido e alinhamento de novidades implementadas nesta 5ª edição do Sementes do Brasil.
A formação contou com a participação do Ministério Público de São Paulo (MP), que atua diretamente no processo de acolhimento dos jovens. Esse tipo de iniciativa garante que a abordagem humana e personalizada do programa seja compreendida por todas as pessoas envolvidas no processo. Esse olhar jovem a jovem é apontado pelo MP como um dos grandes diferenciais do programa, refletindo-se em uma taxa de conclusão acima de 80% nos últimos quatro anos.
As aulas estão prestes a começar e, em breve, teremos muitas novidades para compartilhar! Continue acompanhando nossos programas de empregabilidade.
Em Jambeiro a parceria com a Prefeitura está cada vez mais azeitada, com a chegada da nova equipe nas secretarias, os projetos e campanhas estão em fase de estruturação! Materiais para campanhas de educação ambiental estão sendo produzidos em parceria, cronograma de ações integradas e formatos já estão sendo finalizados para o mês de março colocarmos tudo em prática.
Americana já tem a agenda estruturada com diversas campanhas e ações de educação ambiental em parceria com a Guarda Municipal, além da agenda de visitas à UTGR!
Essas são oportunidades para a população, parceiros, organizações sociais e poder público conhecer e compreender a tecnologia, o trabalho e instalações do Aterro da Multilixo, além de possibilitar conversas a respeito da importância do trabalho coletivo para a gestão correta de resíduos.
Acompanhem as novidades, março promete muitas ações!
Gostou do texto “Fevereiro com ações focadas em Responsabilidade Social”?
Leia também: Empregabilidade jovem: iniciativas, parcerias e oportunidades para 2025