Separamos alguns filmes indicados ao Oscar que refletem sobre DEI. A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é renomada na indústria cinematográfica. As indicações foram anunciadas e separamos alguns nomes da lista que refletem sobre temas de Diversidade, Equidade e Inclusão.
ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Apple Plus)
indicado a 10 categorias. O filme é baseado na história real dos assassinatos que ocorreram na nação Osage, povo originário Norte Americano. A cidade acumulou uma fortuna com petróleo e tornou-se uma das mais ricas do planeta da noite para o dia.
AMERICAN FICTION
Com 5 indicações esse filme dialoga sobre “ser negro o suficiente”. Conhecemos um autor negro estadunidense que tem suas obras rejeitas por não serem como o esperado de um autor negro. Uma sátira que levanta pontos importantes de maneira leve.
RUSTIN (Netflix)
Indicado para uma estatueta de melhor ator para Colman Domingo. Esse filme também é baseado em uma história real. Uma biografia sobre Bayard Rustin, um ativista, gay, negro e a mente que orquestrou o maior protesto pacífico da história dos EUA. Amamos tanto que tem artigo sobre o filme no nosso Jornal.
THE BARBER OF LITTLE ROCK
Esse curta é um documentário que conta a história do Arlo Washington, um barbeiro e visionário que fundou a organização sem fins lucrativos People’s Trust. Arlo. Ele nos mostra sua cidade natal de Little Rock, Arkansas e a profunda desconfiança nas instituições financeiras que historicamente excluíram sua comunidade da estabilidade financeira e mobilidade econômica.
ORIGIN
Esse filme não foi indicado ao Oscar, mas fica aqui meu protesto. Super filmão que merecia ao menos uma indicação! A obra é baseada no livro ‘Casta – As origens de nosso mal-estar’ que desconstrói e costura momentos históricos na tentativa de explicar o racismo estrutural. Tem artigo aqui no Jornal sobre esse filme também.
Gostou desse texto?
Leia também Família Bélier – um filme que exercita a empatia. – Carlotas