Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, traremos aqui alguns filmes que abordam a equidade de gênero. Eles oferecem perspectivas diversas sobre as lutas e conquistas em busca da equidade de gênero, abordando temas como discriminação, combate à violência e empoderamento feminino.
Trazer essa temática para ser discutida é reconhecer a desigualdade histórica que ainda hoje permeia em nossa sociedade.
“Que Horas Ela Volta?”
(2015):
Um filme brasileiro dirigido por Anna Muylaert, que aborda as complexidades das relações de classe e gênero. A trama gira em torno da empregada doméstica Val, destacando as disparidades sociais e as questões de equidade de gênero no Brasil.
“Histórias Cruzadas”
(The Help, 2011):
Baseado no livro de Kathryn Stockett, o filme retrata o subúrbio do Mississipi, estado do sul dos EUA, no começo da década de 1960. Conhecemos a vida das mulheres negras que trabalhavam em lares de famílias brancas de classe média. A história destaca as lutas por equidade de gênero e racial.
“Orgulho e Preconceito”
(Pride and Prejudice, 2005):
Uma adaptação cinematográfica do clássico romance de Jane Austen, este filme aborda as limitações e expectativas sociais impostas às mulheres na Inglaterra do século XIX. A personagem Elizabeth Bennet desafia as normas de gênero da época.
“Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”
(Erin Brockovich, 2000):
Baseado em eventos reais, o filme conta a história de Erin Brockovich, uma mulher que luta contra uma grande corporação por poluição ambiental. O filme destaca o poder das mulheres em superar desafios e lutar por justiça.
Gostou desse texto?
Leia também: Filmes indicados ao Oscar que refletem sobre DEI.