PT

EN

DE

Filmes que abordam a equidade de gênero

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, traremos aqui alguns filmes que abordam a equidade de gênero. Eles oferecem perspectivas diversas sobre as lutas e conquistas em busca da equidade de gênero, abordando temas como discriminação, combate à violência e empoderamento feminino.

Trazer essa temática para ser discutida é reconhecer a desigualdade histórica que ainda hoje permeia em nossa sociedade.

“Que Horas Ela Volta?”

(2015):

Um filme brasileiro dirigido por Anna Muylaert, que aborda as complexidades das relações de classe e gênero. A trama gira em torno da empregada doméstica Val, destacando as disparidades sociais e as questões de equidade de gênero no Brasil.

 

“Histórias Cruzadas”

(The Help, 2011):

Baseado no livro de Kathryn Stockett, o filme retrata o subúrbio do Mississipi, estado do sul dos EUA, no começo da década de 1960. Conhecemos a vida das mulheres negras que trabalhavam em lares de famílias brancas de classe média. A história destaca as lutas por equidade de gênero e racial.

 

“Orgulho e Preconceito”

(Pride and Prejudice, 2005):

Uma adaptação cinematográfica do clássico romance de Jane Austen, este filme aborda as limitações e expectativas sociais impostas às mulheres na Inglaterra do século XIX. A personagem Elizabeth Bennet desafia as normas de gênero da época.

 

“Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”

(Erin Brockovich, 2000):

Baseado em eventos reais, o filme conta a história de Erin Brockovich, uma mulher que luta contra uma grande corporação por poluição ambiental. O filme destaca o poder das mulheres em superar desafios e lutar por justiça.

Gostou desse texto?

Leia também: Filmes indicados ao Oscar que refletem sobre DEI.

 

 

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.

Pular para o conteúdo