“O Brasil tem seu corpo nas Américas e sua alma na África”. (Padre Vieira)
Gondwana era uma parte do supercontinente maior chamado Pangeia. Com o passar do tempo ele foi dividido em dois, Gondwana deu origem aos continentes e ilhas do hemisfério sul, enquanto o Laurásia originou a América do Norte, Europa e Ásia.
De que forma o futebol está relacionado com a África e a nossa cultura?
Essa pergunta foi respondida a partir de 2019, no momento em que a jornalista Mônica Saraiva e o ex atleta Sebastián Acevedo se conheceram. Unidos por um propósito comum, decidiram viajar pelo mundo com uma bola e uma câmera para contar histórias e conectar culturas da América Latina e África. Juntos desenvolveram o projeto pedagógico Gondwana Futebol & Cultura e, em 2021, desenvolveram a Metodologia ABC – Audiovisual, Bola e Câmera. Com essa metodologia, impactaram mais de 1.000 estudantes, 300 professores, em 30 lugares, 5 países e 5 Festivais de Cinema. Saiba mais aqui.
O documentário, Gondwana – a Bola Conecta tem como objetivo trazer esta outra visão sobre o continente africano e assim fazer com que o povo brasileiro compreenda a multidiversidade da África. Gondwana conta histórias e luta por um futebol mais social, cultural e histórico e que está além das quatro linhas.
Assista o documentário ganhador de vários prêmios aqui e compreenda de que forma a educação pode contribuir mostrando nossa ancestralidade e a relação cultural com o continente africano.
Gostou do texto Gondwana – A Bola Conecta?
Leia também: 28 minutos e 18 segundos de documentário para eternizar 3 minutos, 1 abraço