Guia de Combate ao Assédio no ambiente de trabalho

CAPA - texto GUIA Assédio : A imagem mostra o perfil de uma mulher com cabelo escuro e liso, vestindo uma blusa vermelha. A parte central do rosto dela está distorcida por uma série de linhas horizontais que parecem ser um efeito de glitch digital, criando uma aparência fragmentada e pixelada. Essa distorção cobre seus olhos, nariz e boca, tornando difícil ver suas expressões faciais. O fundo da imagem é simples e neutro, provavelmente um céu claro, o que faz com que a distorção no rosto da mulher se destaque ainda mais. A combinação do perfil sereno com a interrupção digital sugere uma mensagem de despersonalização ou ocultação, possivelmente relacionada a temas de identidade, silêncio forçado ou os efeitos do assédio e da violência psicológica. A imagem evoca uma sensação de desconexão e desumanização, simbolizando o impacto profundo que essas experiências podem ter na percepção de si mesmo e na comunicação com o mundo exterior.

O combate ao assédio é um tema recorrente aqui em Carlotas. Na busca pela empatia e o respeito, constantemente abordamos as violências, suas consequências, como combater e denunciá-las. Esse Guia tem foco no ambiente de trabalho e trata do Assédio Moral e do Assédio Sexual. Clique aqui para baixar.

A imagem é composta por três seções verticais que fazem parte de um guia intitulado "Guia de Combate ao Assédio Sexual e Moral", produzido pela Carlota em agosto de 2024. Aqui está uma descrição detalhada de cada seção:Seção da esquerda: No topo, há o logotipo da Carlota com o título "Guia de Combate ao Assédio Sexual e Moral" em letras grandes e coloridas. Abaixo, há uma imagem de uma pessoa sentada em uma cadeira, com uma planta à sua frente. O rosto da pessoa está obscurecido. Um texto sobre a importância de manter relações saudáveis no ambiente de trabalho, destacando o impacto na saúde mental e física das pessoas. Um box em rosa, na parte inferior, destaca o impacto negativo do assédio no ambiente de trabalho, mencionando o clima de medo, desconfiança e insegurança que ele gera. Seção do meio: No topo, um texto enfatiza que a maioria das pessoas que sofrem assédio são mulheres, com base em um estudo com 18.246 respondentes. Há um gráfico circular mostrando que 14% dos homens e 29% das mulheres sofrem assédio. A palavra "Interseccionalidade" está destacada, e abaixo dela, há um gráfico de barras mostrando a incidência de assédio entre diferentes grupos de mulheres, incluindo lésbicas, bissexuais, mulheres com deficiência, mulheres negras, e outras sem interseção, em comparação com homens. Seção da direita: Começa com um texto destacando a importância da educação para mitigar comportamentos nocivos, incentivando a leitura do guia. Abaixo, uma imagem que já foi descrita anteriormente, mostrando o rosto de uma jovem com rachaduras, sugerindo os impactos do assédio. Um texto menciona a obrigatoriedade, desde setembro de 2022, de programas de combate ao assédio em empresas, com ênfase na criação de canais de denúncia. No rodapé, há um convite para assistir a um bate-papo promovido pela Carlota sobre o combate ao assédio. A imagem combina informações visuais e textuais para abordar de maneira didática e séria a questão do assédio no ambiente de trabalho, destacando dados, medidas legais e a importância da educação no combate a esse problema.
Capa Guia de Combate ao Assédio

Você sabia que as mulheres sofrem mais que o dobro de assédio do que os homens? E se trouxermos as interseccionalidades para a pauta, descobriremos que os números são ainda maiores para a população LGBTI+ e mulheres negras.

O Guia apresenta também exemplos e diferentes formas de assédio. É importante que no combate a esses comportamentos fique explícito para todos e todas o que define um assédio.  Falamos do impacto disso em diferentes esferas: a vítima, o ambiente, a organização e a sociedade e finalizamos com ideias de como prevenir e denunciar.

Gostou do Guia de Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho?

Leia também: Impactos do Assédio na Saúde Mental: Dados Importantes

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.