IA e Educação: Preservando a Agência Humana em um Mundo de Automação

Robô simpático em sala de aula, diante de uma lousa com anotações.

“A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública”.

Sem educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás. Fonte: Unesco

Hoje, 250 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, e 763 milhões de adultos são analfabetos. O direito deles à educação está sendo violado e isso é inaceitável. É hora de transformar a educação. 

Neste ano, a temática escolhida pela UNESCO para comemorar o Dia Internacional da Educação foi: IA e Educação: Preservando a Agência Humana em um Mundo de Automação.

O objetivo deste tema é explorar como a educação pode ajudar as pessoas a entender e direcionar a IA para melhor garantir que elas mantenham o controle sobre essa nova classe de tecnologia e sejam capazes de direcioná-la para objetivos desejados que respeitem os direitos humanos e promovam o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de abordar alguns dos maiores desafios na educação hoje, inovar práticas de ensino e aprendizagem e acelerar o progresso em direção ao ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

 No entanto, os rápidos desenvolvimentos tecnológicos inevitavelmente trazem vários riscos e desafios, que até agora ultrapassaram os debates políticos e as estruturas regulatórias.

O propósito aqui é aprimorar as capacidades humanas e proteger os direitos humanos para uma colaboração efetiva entre humanos e máquinas na vida, no aprendizado e no trabalho, e para o desenvolvimento sustentável.

Nas palavras da Sra. Stefania Giannini, Diretora-Geral Assistente de Educação da UNESCO:

“Precisamos conduzir essa revolução na direção certa, para melhorar os meios de subsistência, reduzir as desigualdades e promover uma globalização justa e inclusiva .”

Gostou do texto IA e Educação: Preservando a Agência Humana em um Mundo de Automação?

Leia também: Investir nas pessoas e priorizar a educação!

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.