Janeiro e os projetos de ESG

Projetos de Esg: Pessoas na mesa ouvindo uma palestra

Estamos começando mais um ano com energia nas ações projetos de ESG/ Sustentabilidade com foco em Responsabilidade Social.

Iniciamos o mês de janeiro de 2024 com mais um importante projeto pensado especialmente para jovens mães do sistema de acolhimento e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade de São Paulo. Uma iniciativa que nasce a partir dos últimos 3 anos de experiência de Carlotas em parceria com a Tokio Marine, atuando com este público em projetos de empregabilidade.

O Programa Sementes do Brasil – Lótus tem o objetivo de preparar jovens mães com idade entre 17 e 21 anos de idade, para atuação na área de atendimento através de um percurso formativo que conta com aulas dos seguintes temas:

  • Autoconhecimento e Propósito
  • Comunicação Oral e Escrita (3 módulos)
  • Técnicas de Atendimento ao Cliente (3 módulos)
  • Diversidade e Inclusão
  • ESG
  • Imagem Pessoal e Corporativa (2 módulos)
  • Noções Básicas em Seguros (2 módulos)

 

Além das aulas presenciais na sede da empresa e do Senac, as jovens farão uma visita guiada pelo Contact Center da Tokio Marine para conhecer um pouco da rotina da área. As jovens que tiverem um bom desempenho ao longo do projeto serão encaminhadas para entrevistas no Call Center da empresa. Além da capacitação, as jovens receberão uma bolsa de estudos pelos 4 meses de aulas.

Neste mês também, fizemos a apresentação do relatório final do Programa Ascender executado em parceria com a Elecnor do Brasil. O projeto conseguiu sensibilizar sobre a temática de Desenvolvimento Local mais de 200 colaboradores e teve mais de  260 pessoas impactadas  na Comunidade quilombola de Muratubinha situada  às margens do rio Amazonas.

Foram trabalhadas internamente 5 Torres de Conhecimento:

  • Saúde
  • Educação
  • Pessoal
  • Cultura e Lazer
  • Empreendedorismo

 

De acordo com as áreas de interesse, 7 equipes compostas por colaboradores se uniram na intenção de gerar impacto positivo na região e criaram propostas de projeto para implantação no território no segundo semestre de 2024. A banca avaliadora selecionou 2 projetos:

O projeto “BIO+H2OME” tem como objetivo atuar na destinação de resíduos orgânicos da escola local, para isso está prevista a instalação de um biodigestor, equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica, e que tem como resultado desses resíduos o biogás e o biofertilizante que poderão ser utilizados pela comunidade.

Já o projeto “Raízes do Amanhã” vai confeccionar uma cartilha de ensino turístico que pretende fortalecer a consciência patrimonial, histórica e ambiental das crianças estudantes da escola local, através do estudo histórico e geográfico da região. Seguiremos acompanhando o desenvolvimento destas duas iniciativas incríveis que terão grande impacto na comunidade.

Por fim, esse início de ano também marca os planejamentos territoriais integrados em diversas regiões que atuamos com os eixos de Comunicação Social e Educação Ambiental. Um importante movimento de integrar as ações previstas pelas Secretarias Municipais, organizações sociais e empresas!

Vem novidade por aí como: empreendedorismo ecológico, materiais educacionais, recuperação e preservação de áreas verdes, formação de atores locais, integração de pautas como educação, meio ambiente e saúde, entre outras diversas iniciativas significativas para cada região! Essa atuação é acompanhada pela Cetesb e outros órgãos reguladores!  

Acompanhe o jornal para saber mais sobre os projetos de ESG e programas desenvolvidos por Carlotas ao longo do ano, será um prazer compartilhar essa jornada com você!

Gostou do Janeiro e os projetos de ESG? 

Leia também: Reflexões sobre ESG para avançarmos juntos – Carlotas

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.