Jogos para fortalecer as competências socioemocionais

A palavra jogo para a maioria das pessoas traz lembranças da infância, das férias com os amigos ou a família. Pode lembrar também a escola. Quem brincou de queimada, caça bandeira, xadrez ou baralho nos recreios? Além de diversão, os jogos nos ajudam a treinar habilidades importantes para a vida emocional como o raciocínio, a capacidade de enxergar o outro, dividir, respeitar, autocontrole, e muito mais. Jogando, saímos da nossa zona de conforto e mostramos nossa humanidade.

A vida adulta acaba nos distanciando dos jogos. Nossos compromissos e rotinas acabam nos desconectando com aquilo que poderia trazer de volta a ludicidade e a conexão com pessoas que amamos. Seja durante o isolamento social, nas salas de aula virtuais, nas propostas de atividades em casa, ou nos futuros encontros presenciais, os jogos podem ser grandes aliados do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos. Todos podem se beneficiar.

Nosso propósito aqui é compartilhar com vocês alguns jogos que podem fortalecer o desenvolvimento das competências socioemocionais de forma leve e divertida. O jogo permite que a gente alcance um estado de relaxamento, onde o aprendizado flui muitas vezes de forma mais natural.

Aqui vão algumas ideias de jogos gratuitos para vocês experimentarem:

1. O que você faria?

Você sabia que fazer perguntas é uma ótima forma de conhecer as pessoas? Além de muito divertido, esse jogo nos ajuda a entender melhor as emoções e a conhecer ainda melhor as pessoas que amamos.

Nossa sugestão é que a família se reúna em um lugar que goste de ficar e prepare os ouvidos, pois esse é um jogo que faz o papo se estender. Neste link, criamos muitas cartinhas com perguntas incríveis. A ideia é que cada participante responda a uma delas.

Não vale interromper ou julgar a resposta do(a) participante da vez. É a vez dele(a) de responder e ele(a) tem o direito de se expressar. Dica: Se possível, imprima e corte o material. Assim, em cada rodada, um(a) participante poderá sortear uma carta e responder. Boa aventura!

Observação: Esse jogo foi inspirado no baralho de cartas “O que você faria?” de Paulo Tadeu da editora Matrix.

2. Jogo dos 7 erros presenciais

Para essa atividade, você precisará apenas de um espaço e objetos. Todos irão observar os objetos existentes no lugar da casa que escolheram. Pode ser o quarto, banheiro, sala, cozinha. Após a observação, todos deverão deixar o local ou fechar os olhos e ouvidos, com exceção de uma pessoa. Ela será a responsável para trocar os objetos de ordem, trocar os objetos de lugar. Assim que terminar, ela irá chamar todos os outros, e quem descobrir mais erros (mais objetos trocados), ganha o jogo e será o próximo responsável na troca.

Dica: A mudança pode ser nos objetos pessoais do responsável (exemplo: óculos, roupa ou outros acessórios…).

3. Mímica das Emoções

Esse é um jogo muito conhecido e que a maioria de vocês já deve ter jogado em algum momento. O jogo de mímica pode ser jogado de duas formas: em dois times que competem entre si, ou um único time lutando contra o tempo.

Nesta versão, vamos jogar com palavras relacionadas ao mundo emocional. Imprimam a seguinte lista de palavras (ou escrevam em pequenos pedaços de papel), dobrem cada papelzinho e coloquem em uma vasilha.

Se estiverem jogando em dois times, dividam-se em dois grupos de pelo menos duas pessoas em cada um. Uma pessoa do time por rodada irá sortear uma palavra da vasilha e terá 1 minuto para expressar o sentimento sorteado sem emitir nenhum tipo de som ou reprodução labial da palavra. Alternem os grupos por rodada até que terminem as palavras.

Caso estejam jogando em apenas um grupo, vocês terão 1 minuto para adivinhar a palavra sorteada. Caso não acertem o sentimento dentro do tempo determinado, o time perde um ponto. Busquem a melhor pontuação possível passando por todas as palavras. Quando finalizarem, busquem novas palavras e tentem novos recordes.

Não esqueçam também dos jogos de tabuleiro, dominó ou cartas. O importante é usar a criatividade e descobrir novas formas de nos relacionarmos. Muito mais do que um simples passatempo, os jogos nos ajudam a explorar ideias diferentes, praticar o respeito e a conexão com os outros. Agora é a sua vez! Divirtam-se!

 

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.