“Mamãe, me leva bem cedo à escola pra eu poder experimentar o vestido de princesa e ninguém rir de mim?”
Este foi um pedido bastante especial do Leo, um menino que adora correr, andar de bicicleta, construir barcos de papel, ler histórias, rolar na grama e brincar de luta com seu pai de vez em quando.
O que para o mundo pode parecer estranho, para Leo é a coisa mais normal do mundo. Experimentar, explorar e descobrir.
Por isso, ele não entendia porquê não podia usar aquele vestido que dava uma alegria enorme às meninas! Tampouco porquê as professoras insistiam em que ele desse preferência à fantasia de bombeiro, que já tinha usado mil vezes. Era difícil, em sua experiência de menino, encontrar uma explicação pra ele ter se tornado “diferente”, pelo simples fato de querer fazer algo novo.
O que Leo percebia eram os olhares mais longos e duvidosos de todos naquela classe. Ele sentia insegurança e tristeza, como se sua brincadeira fosse proibida de se brincar. E a frase que ele mais ouviu foi “princesa é coisa de menina”, essa o deixava inquieto e cheio de dúvidas, por isso quando chegou em casa, contou para sua mãe.
A sorte de Leo é que ele têm pais maravilhosos! Pessoas que acreditam que “trabalho de criança é brincar”. Não brincar de uma coisa OU outra, brincar do que der na telha! Brincar com a fantasia que escolher, explorar sua curiosidade e permitir-se ser o que quiser. Sua mãe e seu pai o apoiam em suas escolhas, sem preconceitos, porque liberdade é uma necessidade do ser humano e nossas escolhas devem ser respeitadas.
Leo só quer brincar, experimentar, explorar e descobrir o mundo. “O que há de errado nisso? Os adultos são mesmo complicados”, ele pensava.
Ainda o vejo com seu vestido de vez em quando. Talvez ele chegue à conclusão de que não há nada de tão especial em um vestido de princesa e se canse de brincar. Talvez ele aprenda um sentimento novo ao se colocar no lugar das meninas e tentar compreender o que há por trás de uma fantasia que causa tanta euforia.
Uma coisa é certa, Leo é um menino muito corajoso e com isso ele pode brincar de médico, professor, esconde-esconde, astronauta, bola, teatro e ser o que quiser!