Maio no ExploreCarlotas – Encontros de construção e reconstrução dos vínculos dentro das escolas

Que privilégio poder fechar o mês de maio e perceber que percorremos mais um pedaço dos caminhos do Programa ExploreCarlotas. Priorizamos profundamente os diálogos abertos e francos, e justamente por isso, não podemos deixar de compartilhar que nossa atuação nos territórios educacionais estão vivos, intensos e cercados por temáticas sensíveis. As conversas no chão da escola estão nos sinalizando que somos muito bem vindas naquele espaço. Nunca fomos tão convidadas a apoiar a resolução de tantos conflitos, e ao mesmo tempo, nunca vimos tantos(as) educadores(as) prontos(as) a dar os próximos passos na jornada do autoconhecimento e de relações mais empáticas. Temos escutado a urgência em fazer diferente.

Como continuidade das ações de formação deste ano, realizamos mais de 12 oficinas presenciais nas escolas parceiras. O eixo central de trabalho tem sido a qualidade das relações com foco na empatia. Temos praticado as atitudes que favorecem a escuta, a valorização do outro, o reconhecimento das emoções e a importância do clima colaborativo nas escolas. Além das práticas presenciais, os(as) educadores(as) participantes do programa têm mobilizado esforços e estão se engajando no curso online Empatia na Educação, uma trilha formativa desenvolvida para apoiar os desafios relacionais na rotina escolar. Os(as) profissionais têm investido seu tempo em um salto de autonomia e responsabilidade em fazer diferente. Se a educação é transformadora, que a gente comece nos reeducando e ampliando nosso repertório. Obrigada por confiarem no processo! Se você for profissional da rede pública e ainda não se inscreveu, acesse educa.carlotas.com.br e se cadastre gratuitamente com seu e-mail profissional. Será um prazer te ter por lá!

Nessa relação híbrida entre os encontros presenciais e o apoio dos recursos tecnológicos, temos ampliado nossa rede de escolas parceiras graças à parceria com o NAAPA e com a Diretoria de Ensino de Santo Amaro. Fomos convidadas pelas equipes da DRESA e NAAPA para mediar um encontro reflexivo com as coordenadoras das CEIs e EMEIs, instituições que atendem a primeira infância na rede municipal. Foi um encontro potente, com mulheres fazendo o papel de acolher e cuidar enquanto gestoras. Falamos das delícias, dos medos e do impacto de atuar com a primeira infância na atualidade. A experiência foi tão legal, que vamos dar continuidade.

Aproveitamos para contar que nesse mês tivemos duas lives muito importantes para complementar as nossas práticas. No dia 11 de maio eu estive com a Raíla Alves (da Plan International) e com o Cláudio Netto (diretor da escola Espaço de Bitita) em uma conversa sobre a “Importância da diversidade nas escolas”. Assista aqui. E para completar nosso mês com chave de ouro, nosso time de educação (Edite Neves, Fernanda Gutierrez e Gabriela Treteski) gravou um bate papo contando pequenas histórias que vivenciamos nas escolas e se relacionam com as práticas da empatia. É impressionante perceber o quão versátil e fundamental é essa ferramenta. Assista o papo aqui.

O mês de maio também nos reservou surpresas lindas, como um convite para apoiarmos um projeto incrível chamado Diálogos sobre Gênero da EMEF Infante Dom Henrique (Espaço de Bitita). A professora Rosângela Parlamento, com apoio do coordenador Carlos Eduardo Fernandes, realiza um projeto brilhante sobre gênero e seus desdobramentos com as estudantes do 6º ao 9º ano. No grupo elas se fortalecem e refletem sobre medos, desejos e possibilidades de serem meninas/mulheres. E o trabalho ganhou tanta força que já se transformou em ações práticas na escola (como um podcast, painéis informativos, customização do banheiro, disponibilidade de absorventes higiênicos no banheiro, e muito mais). E essa energia toda tem ganhado espaço na escola toda. Foi nesse movimento que convidamos o especialista Sérgio Barbosa para falar sobre “Masculinidades” com os(as) educadores. Os ciclos de violência só serão desconstruídos quando todos nós fizermos parte dessa conversa. Somos todos(as) responsáveis.

E para fechar essa visita ao mês de maio, compartilhamos aqui a nossa participação no podcast Fato Certo da Plan International. Participamos do último episódio sobre “Homofobia na escola”. Além de relatos reais, o episódio compartilha como podemos repensar o trabalho formativo dentro da escola para rompermos ações violentas relacionadas à temática o mais rápido possível. Escute aqui.

Um mês e tanto!!


Gostou do artigo: “Maio no ExploreCarlotas – Encontros de construção e reconstrução dos vínculos dentro das escolas”?
Leia também:

Outubro no ExploreCarlotas, um mês para celebrar os vínculos

COMO TRABALHAMOS

Raça e Etnia

Letramento racial por meio da arte: do entendimento histórico às práticas antirracistas no trabalho. Reconhecidas com o Selo Igualdade Racial, apoiamos empresas a sair do discurso para a estrutura.

COMO TRABALHAMOS

Empregabilidade de Jovens

Preparamos times e lideranças para receber e desenvolver jovens diversos — do acolhimento à mentoria. Tema conectado ao nosso compromisso com o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes.

COMO TRABALHAMOS

Pessoa com Deficiência

Trabalhamos o capacitismo e a acessibilidade atitudinal com experiências de mudança de perspectiva. O grupo vivencia, conversa e aprende linguagem e práticas inclusivas para construir um ambiente onde todas as pessoas pertencem.

COMO TRABALHAMOS

Saúde Mental e Atualização NR-1

Riscos psicossociais explicados de forma clara e humana, à luz da nova NR-1. Rodas de diálogo, check-ins de bem-estar e práticas de cuidado que fortalecem uma cultura de saúde mental no trabalho.

COMO TRABALHAMOS

Voluntariado Empresarial

Capacitamos voluntários com nossa abordagem lúdica para atuar com crianças, jovens e comunidades. Uma experiência que transforma quem recebe — e, como contam nossos clientes, também quem doa.

COMO TRABALHAMOS

LGBTI+

Letramento sobre identidades de gênero e orientações com arte e diálogo, sem julgamentos. Construímos juntos ambientes seguros, de respeito e pertencimento — na prática, não só no discurso.

COMO TRABALHAMOS

Combate ao Assédio

Criamos um espaço seguro para uma conversa difícil: as diferenças entre assédio moral e sexual, os limites no dia a dia e os caminhos de escuta e denúncia. Prevenção com clareza, empatia e alinhamento às exigências da NR-1.

COMO TRABALHAMOS

ESG | Sustentabilidade

O S do ESG ganha vida com vivências sobre responsabilidade social e os 5Rs da sustentabilidade — com a nossa personagem Dona Terra. Conectamos práticas ambientais e sociais ao cotidiano de cada equipe.

COMO TRABALHAMOS

Equidade de Gênero

Dados, histórias e diálogo facilitado sobre equidade: liderança feminina, maternidade, divisão invisível do trabalho. Signatárias dos WEPs (ONU Mulheres), levamos o tema do conceito à mudança de comportamento.

COMO TRABALHAMOS

Vieses Inconscientes e Microagressões

Por meio de vivências artísticas e provocações lúdicas, tornamos visíveis os atalhos mentais que todos carregamos. Em diálogo facilitado, o grupo aprende a reconhecer microagressões no cotidiano de trabalho — e ganha ferramentas práticas para interrompê-las com respeito.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.