“As mulheres pertencem a todos os lugares onde as decisões estão sendo tomadas.” Ruth Bader Ginsburg, juiza e feminista.
Mulheres são todas aquelas pessoas que se reconhecem com a identidade de gênero feminino. As mulheres conquistaram seus direitos civis depois dos homens e o reflexo disso é presente ainda hoje na sociedade brasileira e em muitos países. As estruturas sociais foram firmadas excluindo a mulher dos espaços e cargos de decisões, sejam eles no governo ou em empresas, isso resulta em leis e ações que refletem o ponto de vista e a perspectiva masculina.
Agradecimento especial para Andréa Rissardo que contribuiu com o time Carlotas na revisão das informações abaixo.
DICA IMPORTANTE
Para poder combater é fundamental se informar. Apoiar a equidade de gêneros é dialogar sobre as injustiças que as mulheres enfrentam no Brasil, como: disparidade salarial e de oportunidades, falta de representatividade na liderança, violência doméstica, feminicídio, entre outros pontos que ferem gravemente seus os diretos, bem como sua vida . Para que a mudança ocorra comece-a em você. Lembre-se, somos todos(as) responsáveis por uma sociedade igualitária.
DADOS e INFORMAÇÕES
>> As mulheres são maioria na população brasileira, 51,8%, porém ocupam apenas 10,5% no congresso, 13% no Senado e apenas 13% das empresas brasileiras têm CEOs mulheres, mais aqui.
>> As mulheres brasileiras são responsáveis por 40% dos lares, dedicam cerca de 18h semanais com afazeres domésticos, enquanto homens se dedicam 10h, estão presentes em 44% do mercado formal de trabalho; mesmo com salários 20% menores, em média, em relação aos dos homens. Dados do IBGE, mais aqui.
>> 1 a cada 6 mulheres vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho pede demissão e 35,5% afirmam viver sob constante medo, mais aqui.
>> De 2001 a 2016, o percentual de riqueza produzido por mulheres cresceu 25%, e 1 bilhão de mulheres entrarão no mercado de trabalho na próxima década, segundo a Boston Consulting Group (2016) e (PWC 2015), mais aqui.
3 filmes ou séries sobre o tema:
Estrelas Além do Tempo de Theodore Melfi:
As Sulfragistas de Sarah Gavron:
Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento de Steven Soderbergh:
3 livros sobre o tema:
Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro (Link para compra)
Sejamos todos feministas – Chimamanda N. Adichie e Christina Baumi (Link para compra)
Mulheres, raça e classe – Angela Davis (Link para compra)
3 contas do Instagram para seguir:
@insitutoavon
@think_olga
@onumulheresbr
EM CARLOTAS….
Personagem que aborda o tema: Djamila
Bate-papo que aborda o tema: