Março é um mês que nos faz refletir sobre a urgência em transformarmos algumas pautas na nossa sociedade. Primeiro sobre as mulheres: elas ganham menos, trabalham mais, são silenciadas e excluídas em inúmeros espaços e posições, têm suas competências subestimadas e suas mentes e corpos são assediados constantemente.
O Dia Internacional da Mulher trouxe essas e outras reflexões na BNP Paribas Cardif e na CHT com insights super relevantes e vivências de colaboradoras e colaboradores. Na Sephora trabalhamos junto com o time de marketing pensando na campanha sobre o Dia da Mulher, juntas repensamos ideias, dissertamos sobre mulheridade, falamos sobre a ambiguidade de ser mulher. Ficou lindo, vai lá no instagram deles para ver @sephorabrasil!
Outra pauta de extrema relevância é sobre assédio nas organizações.
Iniciamos jornada formativa com duas empresas que têm posicionado essa pauta com a devida seriedade e sem tabus – A Klabin e a empresa do mercado de luxo.
Na Klabin a jornada está acontecendo com o time de Pessoas e lideranças, com foco em Assédio Moral. Na empresa do mercado de luxo tratamos Assédio Moral e Sexual com toda a empresa – corporativo e lojas. Além dos conceitos centrais, situações que configuram, cases, impactos, canais de denúncia e acolhimento, em nossos trabalhos trazemos o respeito como base das relações, a empatia como exercício de conexão importante para balizar nossas ações e tomadas de decisão. Abordamos a confiança e segurança como aspectos fundamentais da prevenção desse tema e ressaltamos que não se trata de uma pauta pontual e sim permanente!
Outro trabalho que está em plena produção é o Podcast do Bradesco voltado para a liderança. Importante frisarmos que essa pauta está prevista em lei como obrigatória nas organizações. A Lei é a de nº 14.457/2022 – Emprega + Mulheres, de setembro/22 e voltou à tona agora.
Levamos um treinamento sobre DE&I para o Grupo de Diversidade da Tokio Marine, as pessoas integrantes participaram ativamente com contribuições riquíssimas e inspiradoras para a realização de projetos estruturantes para a empresa sobre o tema.
Também foi um mês de planejamento – Business Plan (Plano de negócios) com a liderança da ArcelorMittal. Dedicamos um dia inteiro com análise de SOWT, apresentações de metas e planos de ação de cada frente de negócio. Além da mediação do encontro, seguimos com algumas provocações de aspectos estratégicos junto à liderança que precisam ser levados em consideração nas estratégias e ações programadas, como diversidade, inclusão e equidade, experiência do cliente, entre outros temas.
Na Boehringer Ingelheim realizamos um workshop presencial sobre Vieses Inconscientes, com exercícios práticos para consciência e mitigação.
Na frente de responsabilidade social seguimos com parcerias estratégicas nos territórios de atuação, com alinhamentos de planos de educação ambiental dos municípios, desafios comunitários e projetos coletivos.
Com destaque para Jambeiro que participamos com o tema de Educação Ambiental no evento de aniversário da cidade, com stand e com entrega de um caderno de atividades ligadas ao tema, para crianças e todas as famílias.
Aguardem, novidades estão chegando nessa frente, mais parcerias estratégicas e mais impactos estão sendo planejados para 2023!