Março é o mês da mulher e, diante de tantas desigualdades que as mulheres ainda enfrentam na sociedade e no mercado de trabalho, trabalhamos esse tema com conversas empáticas e levamos a conscientização e co-responsabilização de todas as pessoas em prol da equidade de gênero em diversos aspectos.
Para isso, damos boas vindas para a Shopee que contou com um workshop de sensibilização para toda companhia sobre Equidade de Gênero. Fizemos uma dinâmica que evidenciou os desafios que uma mulher pode ter em um dia de trabalho comum. Além disso, mostramos – com uma visão interseccional – os impactos da desigualdade de gênero nos diferentes marcadores sociais e como ser aliado(a) à pauta.
Com a Vasselo Goldoni Desenvolvimento Humano, realizamos uma jornada sobre equidade de gênero. O objetivo era ajudar a Atvos (foto principal) a consolidar a estratégia de aumentar a inclusão das mulheres e cuidar da carreira das mulheres que já estão na empresa. Signatária do Pacto Global da ONU – Rede Brasil desde 2015, a ODS 5 (Equidade de Gênero) é uma das grandes metas para a organização. Foram 16 dias, 7 cidades, 8 unidades de negócios, 4 estados do Brasil, 16 workshops, mais de 350 líderes e pra lá de 2mil km rodados com muitas trocas e compromissos estabelecidos.
Demos boas vindas também para a VEGA, que contou com um encontro profundo para a alta liderança sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI). Este diálogo teve como objetivo fornecer letramento sobre o tema, como promover ambientes de segurança psicológica e alta performance e também boas práticas em DEI.
Falando em liderança, para a BRF, em uma conversa franca e aberta, trabalhamos as competências socioemocionais de uma liderança inclusiva e empática, bem como as diferentes formas de desenvolver o time para que sintam pertencidos e tenham um ambiente favorável e seguro, gerando alto desempenho, relações respeitosas e inovação.
Também na BRF, realizamos 2 encontros sobre Segurança Psicológica para liderança com nosso parceiro Villy Fomin, psicanalista clínico, palestrante e escritor. Com uma abordagem intimista, levamos conceitos sobre: autocrítica, desenvolvimento pessoal, empatia, coexistência, papel do erro, entre outros.
A Boehringer Ingelheim contou com um workshop sobre Vieses Inconscientes (ou vieses cognitivos) para seu time de estagiários. Levamos exercícios e dinâmicas que demonstram como enxergamos o mundo, como os vieses impactam as nossas tomadas de decisões e formas de mitigá-los.
Na Alupar demos continuidade ao trabalho do Censo de Diversidade, uma pesquisa de coleta de dados sociodemográficos e da percepção das pessoas colaboradoras em relação a DEI na companhia. O processo de análise das respostas, cruzamento de dados e estudo interseccional está em andamento e a todo vapor!
Seguimos promovendo o respeito, a empatia e a diversidade nas organizações.
Até o mês que vem.
Gostou do texto: Março nas Empresas?
Leia também: Fevereiro não é só carnaval