Mês do Orgulho LGBTI+, da Empatia e muito trabalho do time

Junho é o Mês do Orgulho e também o Mês da Empatia, por isso, Carlotas realizou encontros com pessoas que são referências da nossa jornada para falar um pouco sobre esses temas. Iniciamos celebrando nossa adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ com uma conversa com Rapha Pagotto, Secretário Adjunto do Fórum.

Depois, batemos um papo descontraído e cheio de conteúdo com a Dra. Carla Tieppo, neurocientista que abordou a empatia pelo olhar científico e também empírico, compartilhando sua experiência de quando se descobriu LGBTQIAP+ e como a empatia influenciou sua jornada.

Ainda sobre empatia, mas com uma das ferramentas que utilizamos constantemente: a comunicação, levamos workshops sobre Comunicação Empática para a Czarnikow, cheio de dinâmicas e interações bem bacanas. E na UKG, realizamos mais uma turma do Jogo da Empatia, uma atividade interativa que tem como objetivo encontrar soluções para os desafios com um mindset livre de vieses.

Na empresa do mercado de luxo, demos continuidade ao trabalho de DEI no planejamento do Censo de Diversidade e estruturação de pílulas de conteúdo sobre o tema para informar e mobilizar a companhia, a fim de mostrar o objetivo e propósito do censo.

Com a Edenred Brasil, demos continuidade ao conteúdo para EAD sobre diversidade para dois públicos: liderança e colaboradores(as).

Com o Bradesco, realizamos um workshop super dinâmico para liderança sobre DEI (diversidade, equidade e inclusão) e o papel simbólico que a liderança tem como porta-vozes da cultura da companhia e a responsabilidade em promover a equidade e inclusão nas suas tomadas de decisões.

Neste mês ainda damos as boas vindas a uma empresa chamada Coletivo Sabiar. É uma agência de experiências inusitadas que contou com Carlotas para uma ação de team building e fortalecimento de vínculos para o time da Farmacêutica Takeda. Que seja o início de uma parceria longa!

Outra organização que damos boas vindas é o Grupo CRM, que possui as marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee.

Já deu água na boca só de ouvir, né? O grupo está estruturando suas ações de diversidade e os grupos de afinidades e, como um ponto de partida dessa estruturação, realizamos um workshop sobre DEI (diversidade e inclusão) e o papel das pessoas aliadas.

Na área de Responsabilidade social, um de nossos clientes realizou uma ação de voluntariado na Casa Florescer, um espaço que acolhe mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade e oferece atendimento social e psicológico buscando promover a articulação de uma rede de apoio para esta população.

No dia da ação, aconteceu uma roda de conversa com as mulheres da Casa.Foi um espaço muito importante de troca, escuta e acolhimento. Realizamos também o plantio de mudas na horta, limpamos e revitalizamos o jardim e entregamos como presente para as mulheres, o Caderno de Carlotas.

O projeto Conectaê da Locaweb que tem como objetivo capacitar jovens em tecnologia, segue a todo vapor. Estamos concluindo o primeiro mês do percurso que contou com aulas online sobre os temas de Autoconhecimento e Diversidade. Foi muito legal perceber o interesse dos jovens nessas pautas, eles foram participativos, trouxeram perguntas e puderam compartilhar suas experiências.

Além disso, o percurso contou com aulas na plataforma da Mais 1 Code, empresa parceira responsável pela elaboração do curso, sobre os temas de “Conceitos de Sistemas e Lógica de Programação”.

Também avançamos com o projeto Sementes do Brasil da Tokio Marine. Nesse mês fizemos visitas aos Saicas (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) para conhecer a equipe técnica e a estrutura do local onde os jovens residem. Outra etapa fundamental é a de entrevistas com os jovens na própria empresa!

Uma experiência importante para os jovens! Essa é a terceira edição do programa que, além da capacitação dos jovens, doa computadores para cada instituição para garantir que cada jovem inscrito no projeto tenha acesso ao curso e uma bolsa auxílio para despesas gerais.

Para os jovens, o programa também oferece uma bolsa auxílio a cada um dos participantes para que eles comecem a administrar e colocar em prática o módulo de educação financeira.

Por fim, a Elecnor segue com a etapa de mapeamento do território de Óbidos, no estado do Pará. Funcionários da sede, no Rio de Janeiro, irão visitar a comunidade quilombola instalada na região de Muratubinha para conhecer as particularidades do território e da população.

A partir deste diagnóstico, abrirão um edital para formulação de projetos que beneficiem a região, atendendo a 5 torres de conhecimento: Educação, Saúde, Cultura e Lazer, Empreendedorismo e Pessoas.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.