Quem nunca aí nunca se deparou com comentários “trabalhar com mulher não é legal”, “é desagradável estar em um ambiente e outra mulher estiver com a mesma roupa” ou até mesmo que somos rivais uma das outras?
Eu já ouvi esses e outros comentários sempre com a intenção de competição e inferioridade. Todas essas convenções sociais colocam todas nós mulheres em um patamar de competição enquanto que quando apoiamos umas às outras fortalecemos a nossa voz e a nossa luta pela igualdade.
A luta pelos nossos direitos e pelo respeito é de todas nós, nesse manifesto não há espaço para competição e caminhar juntas torna-se fundamental para fazermos do mundo um lugar melhor para todas e todos. Acolher, escutar, ativamente, sem julgamentos, despertar para esse novo olhar e estender a mão para a outra são essenciais para criar laços de fortalecimento. O trabalho em conjunto é o que nos permitirá ocupar nossos espaços, desfazer os tetos e paredes de vidro impostos na carreira profissional, sermos livres para fazermos nossas escolhas e assumirmos o protagonismo.
Eileen Fisher uma designer de moda americana conhecida inclusive por agregar em sua marca a simplicidade e por trabalhar com o não padrão de modelos diz de uma forma espetacular qual de fato é a nossa missão. Segundo Eileen:
Nós precisamos encontrar caminhos para apoiarmos uma as outras, levantarmos uma as outras, escutarmos nossa própria voz e trabalharmos juntas para um mundo melhor.
Mulheres! Vamos juntas sem deixar ninguém para trás! Vamos caminhar de mãos dadas e não com os braços cruzados
*Ilustração da capa: Octavia Bromell @tinkoutsidethebox
Referência: https://womentogether.com/