Sabe aquela alegria genuína que faz os nossos olhos brilharem, o coração bater mais forte com a certeza de que somos capazes, de que estamos no lugar certo, com as pessoas certas e de que só precisamos de uma coisa para fazer a mágica acontecer: viver o presente.
Este foi o espírito do II Pitch Festival de Carlotas, um evento organizado por Carlotas Mulheres que reuniu, por um final de semana, mulheres migrantes que vivem na Alemanha, numa cidade que, não por acaso, também possui um nome de mulher: Munique.
Artistas, empresárias, esposas, mães, filhas, empreendedoras, pessoas e profissionais da maior qualidade e das mais diversas áreas, reunidas para uma experiência única e transformadora, que ficará para sempre guardada dentro delas. Mulheres dispostas a ouvir e a serem escutadas de peito aberto.
Mulheres que se superam a cada dia e que perceberam na prática, que juntas são mais fortes e são capazes de obter resultados incríveis, uma vez que o que uma precisa é justamente o melhor que a outra pode ofertar, para se sentir livre e plena no seu propósito de existir.
Cada uma levou na sua bagagem os seus sonhos mais lindos, seus objetivos e seus desejos de aprender e ensinar. Mulheres que aprenderam que a voz é um instrumento de comunicação potente. Mulheres que falam manso, mulheres que falam forte, e que independente do idioma com o qual se comunicam, todas, sem exceção, são fortes e que perceberam que até mesmo se permitir ser frágil, é um ato de coragem.
Foi um encontro entre mulheres de todos os perfis, que juntas se soltaram, acertaram, erraram e que aprenderam que se não estiver perfeito, tudo bem, pois não é isso o que importa. Mulheres que a cada dia ajudam a tornar um país cinza, como a Alemanha, um pouco mais colorido, como o Brasil.
Mulheres que apesar de terem se divertido muito, sabem que não foram lá para brincadeira. Mulheres que não têm tempo a perder e que foram lá determinadas a trabalharem juntas. Cada uma com uma história para contar e o desafio de sair de lá com essa história definida e bem construída, num formato pitch, ou seja, resumida em 3 minutos de apresentação – uma tarefa nada fácil para mulheres com tanto repertório de vida.
Chegou um momento em que ninguém mais se lembrava (ou se importava) que o Pitch Festival era um concurso, e que somente uma delas sairia a vencedora. Todas torceram e aplaudiram juntas, por cada uma que participou do encontro no maior espírito de empatia vivenciado na prática. Todas se superaram e se surpreenderam com o resultado final.
Saíram dali melhores do que quando chegaram e o mais importante: resgataram, em Munique, o brilho em seus olhos. Entenderam que esse brilho é que irá iluminar os seus caminhos daqui para frente e que irá inspirar outras pessoas a quererem estar perto delas e manter essa chama viva e ativa, essa energia poderosa que transforma ambientes e que deixa esse gostinho de quero mais.
Vale ressaltar que nem todas as mulheres que fizeram o encontro acontecer são mulheres que vivem aqui na Alemanha, houve também mulheres que vieram do Brasil, da Espanha e de Nova York, exclusivamente para o encontro. Dentre elas, as sócias-fundadoras de Carlotas, que fizeram questão de estarem presentes para nos prestigiar, compartilhando a história original de Carlotas, e sem dúvidas, se emocionaram e se orgulharam ao perceber a dimensão que o projeto tomou e a quantidade vidas que elas estão impactando com muito amor e empatia mundo afora.
Mulheres que tornam o mundo de Carlotas uma realidade, e que não param de sonhar. Mulheres que estavam ali reunidas para oferecer o palco para outras brilharem, mas, a verdade é que elas é que brilham onde quer que estejam, pois são muito inspiradoras, respeitadas, admiradas, por cada mulher que esteve ali, aplaudindo de pé tudo o que elas nos proporcionaram neste encontro memorável, de valor inestimável e por tudo o que continuam nos proporcionando a cada dia, pois elas não param.
Que o brilho nos olhos resgatado em Munique seja diário e constante na vida de cada mulher que esteve ali presente, e que se estenda e contagie a vida de cada pessoa que parar para ler este artigo, afinal, como diria Walt Disney, “Se você pode sonhar, você pode realizar” e o II Pitch Festival de Carlotas foi a prova viva de que os sonhos nos movem e nos impulsionam para um mundo possível, mais empático, próspero, justo e feliz, sob todos os aspectos.