PT

EN

DE

Nosso trabalho alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda global, resultado de um longo percurso de estudos e diretrizes liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições. Essa trajetória iniciou em Estocolmo (1972), seguiu em Rio de Janeiro (1992), Johanesburgo (2002) e Rio+20 (2012).

Essa agenda é vital para promoção da justiça, harmonização e equilíbrio do desenvolvimento integral do planeta, não apenas pela ótica humana, sobretudo do ecossistema.

Carlotas está colada e ativa nesse movimento, os ODS fazem parte do planejamento estratégico da empresa e das práticas diárias.

Como contribuímos com essa agenda:

Carlotas fortalece a luta pela equidade de gênero, inclusão e qualidade no ensino, público e privado, por meio do Programa Explore Carlotas, com encontros recorrentes, ao longo de um ano, com alunos de diversas faixas etárias e todo corpo escolar.

Nesses encontros abordamos os temas DIVERSIDADE, RESPEITO e EMPATIA, bem como temas diretamente ligados a essas referências como competências socioemocionais, por meio da arte, diálogo e ludicidade. A dinâmica do Programa é construída de maneira personalizada, a partir da do olhar de quem trabalha e vive a realidade da instituição.

O Programa ExploreCarlotas recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Crianças e Adolescentes em 2019. Este selo é um reconhecimento às iniciativas que promovem ações e políticas em prol da Diversidade na Cidade de São Paulo, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Saiba mais sobre o Programa:

Além do Programa ExploreCarlotas, outra frente atuante é o trabalho em empresas onde construímos soluções, sob medida, para o cuidado e desenvolvimento das relações humanas potencializando a cultura de diversidade, acessando sentimentos e emoções em pessoas de todas as idades e estimulamos, com isso, o exercício contínuo da empatia, do respeito e da escuta atenta, trazendo um efeito transformador, positivo e real, para as relações humanas.

Outra frente de trabalho de Carlotas é a produção de conteúdo sobre os temas. São mais de 800 artigos publicados no Jornal e constante ativação das mídias sociais. São entrevistas com especialistas, textos que trazem referências, dicas de materiais, contos com personagens que ilustram conversas importantes com jovens e crianças entre outros.

Além disso, Carlotas é uma Empresas B Certificada, ou seja, é parte de um movimento global de pessoas que usam o poder dos negócios para gerar um impacto positivo.

Destacamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas que Carlotas está comprometida e engajada em cada um deles:


Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

*Não identificamos uma meta que mencionasse saúde emocional, tema cada vez mais urgente e fundamental, que auxilia a capacidade das pessoas se relacionarem bem com suas emoções, sentimentos e pensamentos, fazendo deles aliados importantes para o direcionamento de comportamentos saudáveis, assertivos e alinhados com o bem-estar individual e coletivo. Nessa direção que Carlotas promove diversos trabalhos, com diferentes públicos, em diferentes esferas (pública, social e privada), contribuindo para um vida saudável de cada participante. Nos apoiamos na definição de “saúde” pela Organização Mundial da Saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.


Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

5.1 Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte – ExploreCarlotas e empresas.

5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

5.b Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.


Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.


Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.


Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.

Seguimos lutando para garantir a dignidade humana e o equilíbrio do ecossistema!

Gostou desse texto? Leia também Programa ExploreCarlotas com a agenda 2023 da ONU

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.

Pular para o conteúdo