Parte importante da missão de Carlotas é que as sementes do respeito e da empatia sejam espalhadas por todos os cantos do mundo. E é exatamente por isso que nos emocionamos toda vez que recebemos notícias de pessoas que também se encantaram por essa ideia e resolveram abraçar a causa.
Hoje nosso muito obrigada vai para a Patricia Reuter, professora do 6° ano na Escola Básica Virgílio dos Reis Várzea de Canasvieiras em Florianópolis, Santa Catarina. Afim de abrir o diálogo com a sua turma, ela se inspirou em alguns contos do mundo de Carlotas. Treinando a escuta e a observação, os alunos puderam identificar as principais características dos personagens e das histórias e associar com situações reais do seu cotidiano.
“Além de tocar em temas como o auto-conhecimento, aceitação e diferentes percepções, a turma mergulhou em uma conversa sobre o mundo das emoções.
Quando questionados sobre o que significaria o termo “esconder o coração”, um dos alunos nomeou de forma simples reveladora: Seria a mesma coisa que esconder os sentimentos.
Falando sobre sentimentos, o grupo enumerou aqueles que mais percebem no dia a dia e puderam concluir que temos todo esse arco-íris de emoções dentro de um único coração. Para representar essa metáfora, os alunos pintaram corações do mundo de Carlotas e farão uma exposição para toda escola.
O projeto que teve como objetivo trabalhar a diversidade e o autoconhecimento, através da prática individual humanizada em prol do coletivo ganhou o nome de Projeto Universo Carlotas e está encantando coraçõezinhos pela escola catarinense. Muito obrigada Patricia por acreditar e alimentar essa ideia! Nós (e o mundo) agradecemos!