O Programa Explore Carlotas finaliza novembro com as Escolas da mesma forma que iniciou, ou seja, conversando com a Equipe Gestora. Sabemos que é através deste diálogo que teremos condições de refletir sobre nossa parceria e planejar 2025. O principal ponto foi revisitar valores e posturas definidas pela escolha de 03 cartas apresentadas no início deste ano. Além disso, refletimos sobre os principais desafios nas relações. Foram 14 Escolas com o Programa completo, 165 Encontros Presenciais e 591 Educadores(as) formados.
Este mês realizamos reuniões de alinhamento com a Start Anglo Bilingual School para entendermos suas necessidades a respeito das violências e do bullying. A partir disso, demos início ao desenvolvimento de um guia prático para toda comunidade escolar. No material, além de definirmos o bullying, abordamos os problemas de convivência, destacamos a importância da mediação de conflitos e da criação de campanhas permanentes de respeito às diferenças para promover um ambiente de convivência saudável e seguro para toda comunidade escolar.
Novembro também foi o mês de concluir a “Trilha Parceria: Escola e Família” deste ano. Abordamos um tema cada vez mais relevante no ambiente escolar e familiar: o uso de telas.
A interação com plataformas e aplicativos está cada vez mais presente no nosso cotidiano. No entanto, considerando que a infância e a adolescência são fases essenciais para o desenvolvimento, é importante refletir sobre os possíveis impactos negativos do uso excessivo de tecnologias. Pensando nisso, trouxemos algumas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), destacando a importância de equilibrar o uso de telas com atividades que promovam a criatividade e estimulem a imaginação. Para saber mais acesse aqui.
Encerramos os últimos encontros com as educadoras da Escola Vila Alpha (f0t0) e o 2º encontro de gestores, momentos ricos de diálogo e reflexão. Com as educadoras da educação infantil e fundamental, aprofundamos a temática “Relações de Cuidado”, olhando com sensibilidade para as relações no ambiente escolar e para a importância de estarmos preparadas para lidar com nossas emoções e promover atenção em todas as dimensões de nossas vidas.
Já com os gestores, exploramos práticas e valores essenciais que eles(as) não abrem mão, utilizando as cartas dos valores, princípios e práticas da gestão como ponto de partida. Também aplicamos a estratégia das 3 caixas para refletir sobre o passado, presente e futuro. Aqui o objetivo foi refletir sobre o que não está funcionando e deve ser deixado para trás, o que está indo bem e precisa ser mantido, e o que ainda não está sendo feito, mas deveria ser implementado.
Esses momentos de partilha foram fundamentais para fortalecer vínculos, inspirar novas práticas e projetar ações mais humanas para o futuro da gestão e do ambiente escolar.
O Programa Explore agradece por mais um ano de muito aprendizado.
Já estamos planejando novos modelos de Encontros para 2025.
Até lá!
Gostou do texto Novembro termina com Diálogo e Reflexão?
Leia também: Reflexões sobre Pertencimento e Inclusão