Faz tempo que eu quero contar mais para vocês dessa novidade. Um livro escrito pela Fabiana Gutierrez, ilustrado por mim e publicado pela Cria Editora! Um projeto que está de molho, no tempero, desde 2014 e que, com tanta delicadeza, conta um pouco mais sobre o nosso mundo de Carlotas. O livro será lançado do Brasil em novembro e será lançado na Alemanha e Estados Unidos com tradução para idioma local! 😉
O livro foi todo pintado a mão. Foram 5 meses de pintura em papel, cada página vai do lápis grafite, para caneta preta e depois tinta acrílica aguada. Eu adoro essa parte! É a minha favorita! Depois uso um mega scanner para capturar tudo em máxima resolução, cada detalhe é importante. E daí são mais 2 meses de trabalho digital no Adobe Photoshop, não correções e sim acabamentos e manipulação de cor para que a versão impressa chegue LINDA na sua casa!
A leveza quem traz é a Fabiana, com o texto delicioso e conduzido pelos pontos de vista que conhecemos pela história. Eu trago as cores e, por que não, um pouco de psicodelia! As pinturas convidam o leitor a girar o livro para que diversas imagens apareçam como em um passe de mágica. Como se a imagem viajasse no tempo e mostrasse muitos momentos simultaneamente, momentos da vida de uma personagem muito especial: a Clara.
Ela é uma menina que vive tentando esconder seu cabelo laranja em um mundo preto e branco, até que um dia, se viu em um mundo colorido. Lá é recebida pelo Seu Cartola, que guia sua jornada por lá:
Não sou um guia como você está acostumada, sou “Guia de Pontos de Vista”. Aí você me pergunta: O que é um guia de Pontos de Vista? E eu lhe respondo: Aqui, em Carlotas, é um lugar onde as pessoas são importantes, com ideias relevantes e características marcantes. São elas que formam esse mundo e não ao contrário”.
Clara e Cartola, seguidos de Juno, a fiel cãopanheira de Clara, viajam por esse lugar mágico, onde todos convivem bem com suas imperfeições, as pessoas se respeitam e praticam a empatia no seu dia-a-dia. O contraste das páginas preto e brancas ressaltam o cabelo laranja da protagonista e nas páginas coloridas a explosão vibrante do guache conduz o leitor pelos sentimentos e emoções da personagem.
Quanto mais pessoas conhecemos por lá mais nos identificamos com elas. E também descobrimos coisas novas a cada novo olhar pelas páginas pintadas.
Já começamos a evoluir com um programa para levar a Clara e sua conversa sobre empatia e respeito para mais salas de aula. Imagina só falar sobre o erro, sobre aceitação, sobre diferentes pontos de vista e até mesmo sobre a diversidade em 13 páginas de uma jornada lúdica pelo mundo de Carlotas.
Gostou? Você pode comprar um AQUI!