O Programa ExploreCarlotas vem caminhando e acolhendo educadores e educadoras das instituições públicas de ensino. A cada passo desta longa caminhada, trocamos muitos conhecimentos, emoções e reflexões. No mês de julho, iniciamos nossos encontros dialogando ainda mais sobre a prática do autocuidado tão estudada no mês anterior. Foram alguns relatos nos grupos de encontro virtuais que nos convidaram a dar o próximo passo: aprofundar o nosso conhecimento sobre saúde emocional. Além das conversas síncronas com os grupos, trouxemos algumas pílulas inspiradoras para todos(as) os(as) educadores(as) que nos acompanham nos grupos virtuais e compartilharemos algumas delas aqui. Se você é educador(a) e gostaria de participar do nosso grupo do Telegram, clique aqui.
Cada encontro do programa é desenhado pensando para cada núcleo escolar parceiro, pensando sempre nos desafios e necessidades dos profissionais daquela comunidade escolar. Com esse olhar direcionado, percebemos a importância de aprofundarmos cada vez mais sobre nossas emoções e sentimentos, por isso, iniciamos com a primeira pílula falando sobre as emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, nojo, surpresa e medo) e suas funções. Baixe o material aqui.
Cada emoção tem sua importância, nenhuma é somente boa ou ruim, por isso, a saúde emocional é um convite para que possamos sentir, perceber e tomar decisões diante de cada uma delas. Acolher nossas emoções e sentimentos permite nos fortalecermos e nos conhecermos cada vez mais, evitando assim o adoecimento por conta da sobrecarga emocional.
Depois de nos aquecermos no reconhecimento das seis emoções básicas, refletimos sobre tantas outras emoções e outros sentimentos que somos capazes de vivenciar. Pensando na ampliação do vocabulário e entendimento emocional, trouxemos na segunda pílula do mês de julho, o Atlas da Emoções, que foi criado por Paul Ekman e Dalai Lama. Essa ferramenta traz possibilidades de pensarmos situações disparadoras de sensações e como podemos perceber e gerenciar nossas emoções e sua intensidade refletida em nosso organismo. Acesse aqui o material.
Cada passo que damos vem acompanhado de uma oportunidade para relembrarmos por onde já caminhamos, o que fizemos e o que deixamos de fazer. Pensando em nosso autocuidado, sempre há uma chance de pensarmos sobre quais atitudes e hábitos nossos estão fortalecendo ou prejudicando nossa saúde emocional. Nossa vida cotidiana pode ser intensa, mas há sempre tempo de nos aquecermos para perceber, aos poucos, o que pode nos adoecer e o que pode nos curar. Por isso, lançamos uma pílula lembrete para nossas práticas de autocuidado emocional. Acesse aqui o material.
Nós do mundo de Carlotas gostamos dos personagens e das cores, pois essa é uma maneira de aprendermos sobre os mais diversos temas de maneira lúdica e divertida. Acreditamos que brincar e jogar também nos ensina muito, então o convite da próxima pílula foi um desafio de caça-palavras em que deveríamos achar emoções e sentimentos, conseguindo assim, aos poucos, perceber a variedade de nossas emoções. O desafio foi lançado e esperamos que você se divirta encontrando algumas palavras! Clique aqui para acessar o material.
E para finalizar, trouxemos um texto escrito por Ruth Bebermeyer chamado “Palavras são Janelas ou são Paredes“, que traduz a essência do que trouxemos nas pílulas anteriores e ampliando para a importância de nos comunicarmos tendo em vista que nem sempre é sobre o que dizemos, mas como dizemos. Isso pode fazer toda diferença. O texto amplia a reflexão sobre o quanto as palavras que proferimos e as que escutamos podem ser acolhedoras ou pesarosas. A maturidade e o conhecimento emocional nos permitem perceber que é possível, aos poucos, dar passos que nos aproximam de uma escuta atenta e uma fala afetiva, para assim construirmos mais pontes e menos paredes. Leia o texto aqui.