O nosso Programa na CEI do Jardim São Jorge Arpoador trouxe para a oficina de agosto uma proposta para conversarmos sobre o Autoconhecimento com os alunos das turmas do MGII.
Cheio de significados e emoções, os alunos brincaram de estátua e quando a música pausava era hora de conhecer um pouco mais o seu corpo, sentir a textura do cabelo, tocar o rosto, perceber através do próprio toque os olhos, a boca, as orelhas, e não parou por aí! Em seguida era o momento de sentar e observar com auxílio de um espelho a tonalidade da pele, cor dos olhos, do cabelo, e teve criança que percebeu que tinha “pintinhas” no rosto. Depois foi o momento de significar toda vivência anterior e construir uma identidade por meio do autorretrato.
Com essa faixa etária foi preciso antecipar a construção do desenho entregando um papel com um recorte que remetesse ao formato do rosto. Nosso encontro continuou com um momento de apreciação de todos os desenhos e uma conversa sobre as escolhas das cores para representar a tonalidade da pele. Assim, chegamos a uma conclusão: que podemos usar mais de uma cor de giz para encontrar uma tonalidade próxima da qual desejamos.