O que as crianças nos ensinam sobre o brincar?

Brincar também é um ato de criatividade. É um direito de todas as crianças (Art 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança) e a sua importância em seus aspectos físico, cognitivo, social, afetivo e emocional.

Ao brincar, as crianças aprendem a resolver seus problemas, a trabalhar em equipe, desenvolvem habilidades cognitivas e executivas, além de explorar suas emoções e imaginação.

Elas descobrem o valor da amizade, da empatia e do respeito. Tudo isso enquanto se divertem. Mas afinal o que é brincar?

Para responder essa pergunta nada melhor do que perguntar para quem entende do assunto: as crianças! Para entender o verdadeiro significado do brincar, convidamos as mentes brilhantes e curiosas das crianças do 1º e 2º anos do Instituto Maranata de Ensino, escola localizada na zona Oeste de São Paulo, que revelaram seus verdadeiros pensamentos sobre o brincar.

Olha só o que elas nos contaram quando as professoras Anna Barbosa e Aline Santana perguntaram para elas o que é brincar.

Respostas das criança:

Essas respostas nos convidam a pensar sobre o brincar e o quanto é importante dar voz a imaginação que habita o universo infantil. Afinal, as crianças têm muito a nos ensinar sobre a grandiosidade do brincar.

Para caracterizar o brincar, o psicólogo norte-americano Jonh P. Dworetzky indica 5 pontos principais:

Motivação intrínseca: Nasce da vontade da criança brincar com ou sem auxílio de outra pessoa.

Afeto positivo:Parte do pressuposto que todos os envolvidos precisam estar se divertindo. Possivelmente as crianças aprendem com mais rapidez, pois as regiões relacionadas às emoções e a memória estão sendo estimuladas durante o processo do brincar.

Ausência da lateralidade: Diferentemente do jogo, a brincadeira não segue um padrão ou uma sequência fixa. Essa ausência de regras é uma enorme vantagem, pois possibilita a imaginação e a fantasia fluírem livremente. Ou seja, o verdadeiro faz de conta.

Meios/|Fim:Todo ato de brincar é mais importante do que o objetivo em si. A brincadeira é um meio, não um fim.

Flexibilidade: O brincar é caracterizado pela adaptabilidade, ou seja, a brincadeira se ajusta conforme o contexto.

Que possamos resgatar o verdadeiro significado do que era o brincar para nós a fim de garantir que nossas crianças continuem sendo seres brincantes, pois brincar é também um ato de criatividade.


*Imagem de Capa :Daniela Venturini

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.