O segundo mês do ano segue a todo vapor no Programa ExploreCarlotas!

Para nós aqui em Carlotas a escuta qualificada é muito valiosa. Durante o mês de fevereiro, enquanto as escolas retomam suas atividades para um novo período letivo, a nossa escuta foi direcionada para as necessidades e preocupações das gestoras em relação às escolas, professores(as), funcionários(as), famílias e estudantes para compreendermos as especificidades de cada instituição, alinhar o cronograma de trabalho em conjunto e fortalecer ainda mais a nossa parceria e atuação.

A escuta ganha um destaque maior porque ela desempenha um papel fundamental nas relações. Vai muito além do que apenas ouvir palavras! Nós acreditamos que a escuta qualificada envolve sentimentos, necessidades, empatia e é capaz de proporcionar ambientes seguros e acolhedores, por isso ela foi protagonista neste momento inicial junto às gestoras. 

Durante a escuta, pudemos perceber que o grande desafio que permeia nas escolas não é diferente do cenário que emerge em nossa sociedade: as relações humanas e suas dinâmicas que se repetem, independente do contexto. Nesse sentido, acreditamos ainda mais na importância dos espaços de diálogos com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais, realçando o potencial da empatia, respeito e diversidade (que são pilares aqui em Carlotas) para o fortalecimento das relações.

Para esse ano, decidimos manter o mesmo formato de encontros para as CEIs e EMEIs que foi ofertado no ano passado. Para as EMEFs, a proposta é envolver os professores(as) como embaixadores(as). Acreditamos no potencial de engajamento nas escolas parceiras e, por isso, convidamos a equipe pedagógica, incluindo professores(as) e mediadores(as), para atuarem colaborativamente como Professores (as) Embaixadores(as). Sua missão será criar ou dar continuidade em projetos, atividades e vivências que abordem temáticas do universo emocional e socioeducacional e nosso time está comprometido a oferecer todo o suporte e apoio necessários nessa jornada, visando proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades para construir relações saudáveis e desenvolver competências fundamentais.

Além disso, fevereiro também foi um mês para lidarmos com um novo desafio: expandir nosso alcance para atender um número ainda maior de escolas ao longo do ano. Em resposta a essa demanda, realizamos um levantamento dos principais desafios vivenciados dentro das escolas e, sabendo que cada escola é uma microamostra social que reflete as dinâmicas e complexidades que acontecem em seu entorno, escolhemos “Violências – Impactos e Perspectivas” e “Emoções” como temáticas centrais para duas Trilhas de Aprendizagem que em breve estarão disponíveis em nossa plataforma. Nosso  objetivo é contribuir com o processo de formação dos educadores(as), sensibilizando-os(as) com conteúdos e ferramentas para sua prática profissional e bem-estar pessoal. 

Até março!!

Gostou desse texto?

Leia também: Guias com foco em sustentabilidade e ESG – Carlotas

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.