O veganismo e vegetarianismo como aliados a um mundo sustentável

Você sabia que dia 20 de março foi o Dia Mundial sem Carne? Um dia não tão conhecido, por ora, no entanto gostaria de dizer que terá bastante “carne” sim.

Minha esposa é vegetariana e virou vegana recentemente e pude acompanhar essa transição e eu quase nunca como carne de animal. Eu acredito que futuro será vegano, especialmente na maneira de pensar e cuidar de si mesmo e da sociedade:

1) Os vegetarianos são pessoas bem mais simpáticas e empáticas, especialmente que carregam em si a cultura de não crueldade, isso faz com que eles acolham, respeitem os próximos e todas as diversidades. E especialmente tentam escutar e acolher as pessoas, favorecendo a diversidade em todos os ambientes. E sentem as dores mais na pele quando uma pessoa não é incluída, até talvez pelo fato de terem sofrido várias exclusões – tanto que os vegetarianos são mais inclusivos comigo que a média.

2) Os vegetarianos também são ecologicamente mais responsáveis, já se preocupam desde do início como irão consumir, a procedência de todos os produtos, se tem destino correto (economia circular), já em separar os resíduos gerados, com consumo de energia e água. Fora que sabemos que a pecuária do jeito que ela é atualmente é bem nocivo para o meio ambiente.

3) Os vegetarianos são mais abertos em experimentar e testar coisas novas. Isso ajuda a criar uma cultura e “mindset” de inovação e criatividade nos ambientes que estão. Especialmente como é difícil (ainda encontrar opções para eles) eles tendem a ser early adopter de várias coisas, testam várias coisas, co-criam e compartilham (sendo um ponto de inovação aberta).

4) Os vegetarianos são verdadeiros artesãos ou makers, sempre seja colocando a mão na massa para fazer sua comida, seus produtos ou dar toque na sua personalidade.

E hoje é possível ser vegano com excelentes opções, sabores, e de maneira saudável, única coisa que falta um pouco é a acessibilidade: acessibilidade de disponibilidade, ainda é difícil encontrar opções veganas em vários lugares, especialmente em restaurantes (apesar que isso vem melhorando), e principalmente em cidades fora dos grandes centros urbanos.

Acessibilidade de informações, têm poucas informações sobre os veganos, suas cadeias e processos. Sobre até benefícios que causa na saúde, sobre os tipos de produtos.

Acessibilidade de preço: ainda é difícil (talvez pela escala) encontrar preços bons, tornando um mercado ainda para poucos. Mas sabendo comprar e fazer é até mais barato que ser onívoros.

Inclusive os vegetarianos têm a tendência de cuidar melhor da saúde (na só da sua saúde, mas da saúde do entorno – esposas e esposos, filhos e amigos, melhor que o outro público.

*Imagem da capa: No Revisions via Unsplash.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.