Outubro nas empresas

Mulheres da B3 reunidas

Outubro foi um mês de muito diálogo sobre diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIP). Como escreveu Fabiana Gutierrez, nossa querida chefa, CEO e co-fundadora de Carlotas:

“O senso de pertencimento faz com que cada um, não só entenda seu papel naquele ambiente, mas como queira contribuir de forma legítima para ele, estando altamente ligado ao desempenho das pessoas. Assim, promover a diversidade nos espaços não se trata apenas de cumprir cotas ou políticas, mas sim de reconhecer e valorizar as diferentes perspectivas, habilidades e experiências que cada indivíduo traz consigo”.

Para promover a DEIP para nosso cliente Vitru Educação, fizemos um trabalho minucioso de entendimento de todos os programas e iniciativas, com uma análise qualitativa que culminou no documento no qual posiciona a companhia em relação ao tema: a Política de Diversidade da Vitru.

Já na Copa Energia, finalizamos a quarta turma da Trilha de Diversidade para Gerentes, na qual contou com três encontros reflexivos e com muito diálogo sobre DEIP, vieses inconscientes e fatores estratégicos que são agregados ao contribuir para um ambiente inclusivo e respeitoso.

Demos boas vindas à Umane, associação civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública que impactam no Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciamos o censo e entrevistas com a Governança da organização para dar suporte ao planejamento estratégico em DEIP e direcionar suas ações de 2025.

Um cliente de longa caminhada é a B3 (Bolsa de Valores do Brasil). 

Neste mês atuamos em 2 projetos:

  1. Trilha de empoderamento de Mulheres: a partir do diagnóstico sobre os principais desafios da pauta na organização, a trilha foi estruturada com o objetivo de atuar com práticas de empoderamento para fortalecer a autenticidade, competência individual e coletiva, principalmente ligada ao gênero. Nessa trilha atuamos com diretoras, superintendentes, gerentes e coordenadoras, acolhendo, reforçando o letramento e simulando práticas e posicionamentos empáticos para ajustar condutas e angariar aliados. Visando também o impacto direto na cultura e nos negócios da companhia, bem como repensar modelo de gestão e alinhar as responsabilidades enquanto papel da líder com o crescimento e desenvolvimento saudável de todas as mulheres. Vale ressaltar o passo importante que a empresa deu em investir em um espaço de conversas cruciais, diretas e sinceras para o avanço de boas práticas. 

  2. Trilha formativa sobre Pessoas com Deficiência para liderança: realizamos quatro encontros com a liderança sobre o tema, junto com nosso parceiro Thierry Marcondes, nos quais apresentamos as deficiências, como trabalhar a equipe para receber essas pessoas, como lidar com algumas deficiências e formas de inclusão.

Com a Tokio Marine comemoramos o balanço positivo e de saltos quanto à maturidade das ações desenvolvidas pelos grupos de afinidade na Semana da Diversidade e nas retas finais de implantação dos projetos estruturantes anual de cada pilar.

Mês que vem tem mais!

Até lá.

Gostou do texto Outubro nas empresas?

Leia também: Setembro nas empresas

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.