Palestras que visam instruir e orientar o autocuidado com a saúde emocional

A psicoeducação é uma prática consolidada e de grande impacto em diversas área de atuação da Psicologia. Por isso Carlotas preparou uma série de palestras que visam instruir e orientar o autocuidado com a saúde emocional. Dentre os temas estão Ansiedade, Empatia, Estresse, Motivação, Criatividade, Traumas e Paciência. Falaremos mais de cada um abaixo:

Ansiedade nossa de cada dia

Estudos indicam que o brasileiro é um dos povos mais ansiosos do mundo, na atualidade. Acredita-se que 18 milhões de pessoas sofram desse problema aqui, no país. Por isso falar do assunto é cada vez mais importante. Nessa palestra, vamos abordar possíveis causas, diferentes formas de manifestação e como reconhecê-las, além de sugerir estratégias para lidar de forma mais saudável com esse aspecto.

Empatia para saúde emocional

Empatia não é a solução exclusiva para nenhum problema, mas ela é parte da solução para quase qualquer desafio que envolva pessoas. Somos seres relacionais e já nascemos com a necessidade de conexão. Quando nos deparamos com barreiras tão claras para que essa interação aconteça na forma e frequência que conhecemos, é preciso ativar ferramentas internas poderosas. A empatia é aquela que permitirá que o respeito e a compreensão nos guie a fim de descobrirmos novas formas de conviver socialmente. Por meio de exercícios simples, vamos mergulhar nesse tema, compreender o que é e o que não é empatia, como sentí-la e demonstrá-la nas relações cotidianas.

Onde está a motivação?

Motivação é um dos temas mais estudados por cientistas ligados a Economia, Trabalho e Saúde. Compreender o que nos move é do interesse de gestores, educadores e profissionais de saúde. Como forma de ajudar a digerir essa grande quantidade de informação, criamos essa palestra que apresenta, de forma acessível e resumida, os principais fatores que influenciam na motivação e como podemos usar esse conhecimento para nos mantermos saudáveis.

Estresse & Burnout

As rápidas mudanças sociais nos exigem constantes adaptações em nosso estilo de vida e trabalho. Nem sempre as estratégias que encontramos nos servem da melhor maneira. É comum que novos hábitos se tornem gatilho para diversas dificuldades práticas em nossa rotina. Dificuldades essas que podem culminar em uma sobrecarga. Autoconhecimento e autocuidado serão importantes para evitar os excessos e seus sintomas. Nessa palestra vamos investigar as origens do estresse, seus principais sintomas e consequências, além de explorar possíveis alternativas para uma vida mais leve.

Criatividade para saúde emocional

Se expressar e usar a criatividade são necessidades humanas nas quais o isolamento social colocou diversos desafios. Quanto menos usamos essas nossas habilidades, maiores são as chances de adoecermos em alguma dimensão de nossas vidas. Por isso, nessa palestra, além do conteúdo a respeito das influências desse tema na saúde emocional, compartilhamos técnicas simples e práticas que podem nos ajudar a lidar com nossas questões mesmo em tempos de quarentena.

Trauma

Com a chegada de uma pandemia e as orientações para o cumprimento do isolamento social, foi possível notar reações emocionais intensas em pessoas de diversos lugares do mundo. Mesmo procurando nos manter informados, as respostas e soluções para esse cenário não são claras. Essa falta de clareza aumenta significativamente a nossa percepção de falta de controle em diversos sentidos, e consequentemente, aumentam as chances de experienciarmos sintomas relacionados a transtornos emocionais. Em função da magnitude dos impactos que estamos vivenciando, muitos de nós podem vir a desenvolver reações relacionadas a trauma. O estudo a respeito das antigas epidemias nos trazem dados preocupantes, como o fato de que 40% das pessoas que adoeceram de SARS em 2003, ainda sofrem de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Nesta palestra, oferecemos a possibilidade dos participantes reconhecerem esses perigos e conhecerem ferramentas de autoconhecimento para driblarem os desafios emocionais que podem nascer dessa experiência.

Calma, poxa!

Paciência parece ser um artigo de luxo, cada vez menos presente no dia-a-dia. Concorda?
Por meio de uma conversa descontraída e exercícios práticos, passamos pelos conceitos e pontos de vista que podem nos ajudar a desenvolver essa virtude tão necessária nos dias de hoje.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.