Em 2020, Carlotas teve o privilégio de estruturar junto com o Bradesco uma campanha marcante sobre o combate à violência contra a mulher. Esse projeto está alinhado com o movimento “Hey, atualize minha voz”, da UNESCO e faz parte de uma iniciativa importante do Bradesco que já acontece há alguns anos, com várias ações em andamento entre funcionários, clientes e não clientes, seguindo uma abordagem que Carlotas e Bradesco tem em comum: promover reflexões e estimular a evolução da sociedade por meio da educação.
Ao analisar de perto as interações da BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, descobriu-se um número impressionante: em 2020 a assistente virtual recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma triste realidade que as mulheres enfrentam, como por exemplo: “BIA, sua imbecil” ou “BIA, eu quero uma foto sua agora”. Essas frases são exemplos reais desse assédio, que é perpetuado de forma agressiva e disfarçadamente usado como uma brincadeira, pois afinal, a BIA nada mais é do que uma inteligência artificial, mas que não deixa de afirmar a violência tão marcante e presente nas falas de algumas pessoas.
Diante disso, o Bradesco decidiu reagir e adotar um novo tom nas respostas da assistente virtual a essas abordagens, posicionando-se de uma forma mais direta e contundente contra o assédio, sem subserviência ou passividade e, ao mesmo tempo, criando respostas que tivessem um teor educativo, como: “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém.” ou “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento.” Ao colocar um basta nesse comportamento, a BIA serve de exemplo para que as pessoas repensem a forma de se dirigir às mulheres reais, como uma porta-voz.
Isso acaba provocando reflexões importantes que podem vir a transformar comportamentos. Durante a primeira exibição do filme na TV, as buscas sobre o termo “assédio” no Google aumentaram 190%. Ou seja, as pessoas estão abertas a entender e discutir sobre o assunto, o que é muito importante. A Promotora de Justiça do enfrentamento da violência doméstica do Ministério Público de São Paulo, Nathalie Malveiro, relata:
“Quando grandes empresas se unem no enfrentamento da violência contra as mulheres, renasce a esperança de uma vida livre de violência para muitas de nós!”.
Além de receber milhares de agradecimentos e mensagens de mulheres que nem imaginavam que isso também acontecia com a BIA, e admiraram a coragem do Bradesco em colocar um tema tão sensível e importante em pauta, muitos homens também se posicionaram de maneira favorável e afirmam categoricamente que querem um futuro melhor para as mulheres à sua volta.
O projeto com a BIA vem acompanhado de ações práticas: foram revisadas as posturas no telebanco com os atendentes da organização, todos os scripts foram revisados, um vídeo informativo foi lançado e os funcionários e funcionárias estão passando por uma capacitação sobre o tema. Foram criados canais para denúncias e apoio que garante sigilo e confidencialidade para atendimento de mulheres assediadas e que buscam auxílio psicológico, social ou jurídico.
Para informar, mobilizar e engajar a empresa toda, foram criadas peças de comunicação, bem como um guia, podcast com cinco capítulos, conversas com a liderança, entre outras ações de sustentação da pauta. O podcast contou com a participação especial da Promotora de Justiça de São Paulo – Nathalie Malveiro “Toda mulher tem o direito fundamental de uma vida sem violência.”
“Essa é uma pauta urgente e de responsabilidade de todas as pessoas. Ela é resultado de uma construção cultural patriarcal e que precisa ser rompida e transformada. Os números de violência doméstica cresceram significativamente no Brasil, segundo a pesquisa publicada pelo Banco Mundial, houve um crescimento de 22,2% do feminicídio em 2020. Essa campanha precisa ecoar em todos os setores, pois o mundo não acontece da porta para fora das organizações”, diz Andréa P. Rissardo, gestora de projetos em Carlotas.
Conheça a campanha da BIA que gerou grande repercussão, acesse aqui.