Falar sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é lembrar que o Brasil tem como meta atingir até 2030 os objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030) da ONU.
Conforme descrito no objetivo número 10, o Brasil se comprometeu a:
Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
Sabemos que as pessoas com deficiência enfrentam despesas crescentes e estão mais expostas à pobreza devido à barreiras no acesso ao emprego, à educação, a cuidados de saúde e serviços de apoio. O Instituto Carlotas têm abordado muito essa pauta. e para que os educadores e educadoras dialoguem sobre esse tema na escola, nos inspiramos em algumas pessoas que hoje fazem parte dos personagens de Carlotas.
Seguem alguns:
Lá vem Fernanda com seu olhar sério que depois vira um sorrisão!
Fernanda é campeã de superar desafios e sonhar alto. Quando sofreu um acidente de ônibus, durante sua reabilitação, foi convidada para nadar. “Não quero nadar, quero andar.” Mas aceitou o desafio e fez parte da equipe paraolímpica brasileira.
Vera e Sonny foram inspirados no Dia da Boa Ação
Sonny perdeu a visão ainda jovem. Ele e sua amiga Vera se encontram diariamente no trem a caminho do trabalho. Para saber mais sobre a histórias desses dois amigos.
O dia que Dona Mercedes se aventurou!
A conversa que Dona Mercedes teve com uma garotinha na sala de espera do consultório médico fez com que ela se transformasse no “pirata da perna de pau”. Para saber o que aconteceu com as duas novas amigas.