Esse ano de tantas inquietações, nos trouxe um questionamento fundamental: o que eu tenho a ver com isso? Qual é o nosso papel diante de tudo o que estamos vivendo?
Ser empático é justamente conseguir entender nosso lugar perante ao outro e frente às necessidades dele. Por isso, em parceria com o Instituto Think Twice, criamos o Perspectivas, uma iniciativa para debater temas relacionados aos Direitos Humanos e convidar a todos e a cada um particularmente a assumir seu papel perante essas questões.
Iniciamos com o tema Violência de Gênero. Foram 4 conversas em dias diferentes que permearam o tema e trouxeram reflexões importantes. Assista todos AQUI.
No primeiro papo reunimos todos os convidados, para uma visão geral do assunto. Apresentamos os 3 especialistas e as temáticas: da conceituação, o papel dos homens e da masculinidade, do ponto de vista das empresas e o impacto para as mulheres negras:
O segundo encontro foi com o Sérgio Barbosa, professor universitário de Filosofia e Sociologia, co-fundador da Campanha do Laço Branco – Homens Pelo Fim da Violência, criados de múltiplos grupos reflexivos, gestor do Projeto Tempo de Despertar no Ministério Público de São Paulo e coordenador do Projeto Justiceiros.
O terceiro bate-papo foi com a Dra Nathalie Malveiro, promotora de justiça do estado de São Paulo, trouxe a perspectiva do poder público, falamos sobre a violência de gênero, as medidas de proteção e denúncia para a mulher, a empatia como uma prática de acolhimento e ferramenta aliada aos direitos humanos.
E terminamos em um papo incrível com a Mafoane Santos, mestre em psicologia e uma das lideranças no Instituto Avon, que tem como missão promover o empoderamento da mulher, apoiando causas que mobilizam a sociedade. Ela trouxe mais sobre o papel das empresas no combate a violência de gênero.