“Que história estamos trazendo para o esporte quando existem milhares de narrativas possíveis?” É uma das inspirações que Bernardo nos traz.
Os T mosqueteiros é um levante, uma revolta política e nasce com o objetivo de pensar sobre políticas públicas para pessoas trans que queiram jogar profissionalmente.
Bernardo Gonzalez é atleta e organizador do time T Mosqueteiros. Ele se encontrou conosco para falar sobre a sua história e a perspectiva de pessoas trans na prática de esportes. Esse movimento começou com uma atleta Trans chamada Tifanny Abreu em 2018 que foi contratada pelo Bauru gerando muita revolta. Naquele ano, a narrativa era de que as mulheres trans eram mais fortes e que iriam acabar com o esporte feminino no mundo e, por isso, não poderiam jogar em um time feminino.
Após 06 anos dessa história, percebemos que nada do que essa fake news trouxe aconteceu, ou seja , o time do Bauru não se tornou campeão naquele ano, em razão de ter contratado uma pessoa trans.
No link para esse bate papo Pessoas Trans no Esporte com Bernardo Gonzalez, vocês também encontrarão outras conversas sobre o tema LGBTI+. Vale a pena assistir!
Gostou deste bate papo sobre pessoas trans no esporte?
Acesse também: Pessoa Trans com Alexandre Kiyohara