Programa Elos e o jogo da empatia

jogo da empatia: A imagem apresenta dois elementos principais desenhados com linhas diagonais: um cérebro à esquerda e um coração à direita. O cérebro é desenhado com linhas pretas e o coração com linhas vermelhas. Entre o cérebro e o coração, há duas linhas finas, uma preta e outra vermelha, que se encontram no meio e formam um pequeno nó. Essa imagem sugere a conexão ou a relação entre a mente (representada pelo cérebro) e as emoções (representadas pelo coração). O fundo da imagem é de cor clara, provavelmente branco ou creme, proporcionando contraste para os elementos desenhados.

Foi quase no finalzinho de junho o segundo encontro do Programa Elos, uma iniciativa de Carlotas Alemanha que vem para expandir o trabalho consolidado da organização em terras germânicas com mulheres de diferentes regiões do Brasil.

Dessa vez, 38 Mulheres participaram e o tema foi Empatia. Afinal, junho é o Mês da Empatia  e temos muito que celebrar!

O que é empatia para você?

Aqui em Carlotas, Empatia é a conexão em todos os sentidos. Não é necessariamente concordar, mas é entender!

Dialogamos também sobre algumas práticas empáticas que interferem diretamente na forma de me relacionar com o outro(a). Trouxemos aqui alguns pontos importantes como:

Escutar com atenção plena, ou seja, a escuta ativa nasce de uma prática de interesse genuíno em compreender o outro. Escutar não é argumentar!

Falar com consciência, pois somos responsáveis pelo que dizemos e como dizemos. 

Reconhecer as emoções. As verdadeiras conexões partem das emoções por termos um repertório emocional parecido.

Praticar o olhar generoso é dar a chance do outro ser realmente quem é.

Revisitar as suas certezas. O que enxergamos não é a verdade, mas uma verdade.

Após essa conversa, que tal levarmos os conceitos para a prática através do Jogo da Empatia?

Todas conhecem a história de Albertina, uma florista que tem um mistério. O enredo do jogo é divertido e em salas menores as participantes são convidadas a resolver uma suspeita de crime. As participantes têm 15 minutos para colocar as imagens na sequência correta, mas cada uma só enxerga uma das fotos. 

Foi necessário muita escuta e clareza para que o grupo resolvesse o caso.

Termino com Roman Krznaric:

“Empatia pode não apenas expandir o seu universo, ela pode te tornar um pensador mais criativo, melhorar seus relacionamentos, pode criar vínculos humanos que fazem a vida valer a pena, mas mais do que isso, ela pode gerar uma mudança social radical.”

E que venha mais um encontro desse programa!

Gostou deste texto? Programa Elos e o Jogo da Empatia?

Leia também: Abril com mais um Projeto na Alemanha