Programa ExploreCarlotas com a agenda 2023 da ONU

Fundo cinza com a tabela com as ODS em preto e branco e com cor estão as ODS que Carlotas está trabalhando esse ano nas escolas, são elas a 3,4 e 16

Julho é o mês de recesso nas escolas parceiras, um momento de pausa para se divertir e recompor as energias, mas isso não quer dizer menos trabalho no Programa ExploreCarlotas. Muito pelo contrário, pois além de organizarmos nossa casa para que possamos dar continuidade no acolhimento às escolas no próximo semestre, nós também reafirmamos o nosso compromisso em dialogar e relacionar o nosso fazer aos indicadores brasileiros para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da ONU (UN General Assembly Resolution 70/1), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, coordenado pela ONU, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através da Plataforma ‘My World’. Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), e ampliando seu escopo. São 17 objetivos e 169 metas de ação global para alcance até 2030, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada. Para saber mais clique aqui.

De que forma nosso trabalho em Carlotas está relacionado com as ODS?

Carlotas reafirma o reconhecimento, valorização e segue se comprometendo com a integração à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como vital para promoção da justiça, equidade, equilíbrio e desenvolvimento sustentável integral do planeta, não apenas pela ótica humana, sobretudo do ecossistema. Portanto, está colada e ativa nesse movimento e reforça que os ODS fazem parte do planejamento estratégico da empresa, das práticas diárias e dos projetos que desenvolve para outras organizações.

E na educação?

Destaco aqui alguns objetivos e metas que nos comprometemos:

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

Apesar desse objetivo assegurar o bem estar, não identificamos uma meta que mencionasse saúde emocional, tema cada vez mais urgente e fundamental, que auxilia a capacidade das pessoas se relacionarem bem com suas emoções, sentimentos e pensamentos, fazendo deles aliados importantes para o direcionamento de comportamentos saudáveis, assertivos e alinhados com o bem-estar individual e coletivo. O programa Explore Carlotas tem como um dos pilares o desenvolvimento de competências socioemocionais, diversidade e inclusão social, respeito e empatia em instituições de ensino da rede pública e instituições de assistência.

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Nossas formações nas escolas não estão voltadas apenas para a gestão, professores (as) e alunos (as). Abrimos nossas conversas incluindo todos e todas que fazem parte do contexto escolar, incluindo os profissionais da cozinha, limpeza, portaria, secretaria, que são educadores importantes para o nosso fazer em Carlotas. Além disso, os familiares também estão sendo convidados a serem agentes facilitadores no processo de desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. A partir da escuta e do acolhimento, dialogamos constantemente sobre estratégias para criarmos espaços de aprendizagem mais seguros e inclusivos.

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

No primeiro semestre de 2023 e em razão dos últimos dados sobre violência nas escolas, elaboramos um jogo para apoiar a comunidade escolar na abordagem do tema. Dialogamos sobre os danos, fatores de risco, alguns pontos de cuidado e prevenção, além dos impactos causados no cérebro das crianças e adolescentes para a aprendizagem quando são vítimas de violência. Um dos pontos muito importantes dentro desse diálogo é um convite para que toda a escola pense em conjunto sobre quais estratégias e ações potentes realizadas no convívio escolar podem ajudar a minimizar o índice de violência.

Por fim, ressaltamos que os objetivos acima citados fazem parte também de um dos nossos compromissos e nós estamos dispostas a contribuir de forma eficaz na promoção de práticas e ações sustentáveis contribuindo com a agenda 2030 da ONU.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.