Para desenvolver a sensibilidade, a empatia, a percepção e a reflexão, os alunos do fundamental I do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne em Florianópolis, iniciaram o projeto antibullying com ajuda do Mundo Carlotas.
Na primeira atividade artística, após a apreciação de alguns personagens Carlotas, todos vivenciaram a ideia de empatia, colocar-se no lugar do outro, buscando sentir suas emoções.
E como é se colocar no lugar do outro? Como é sentir o que outro sente? É fácil? Difícil? É importante?
O exercício foi desenhar em um copo descartável, uma matriz facial que foi a base para a criação, em um segundo copo, do seu autoretrato. Com o movimento dos copos, cada aluno utilizou sua criatividade para desenhar outros personagens, transformando o seu eu no outro.
O material foi simples, mas a proposta complexa. O girar dos copos, criou uma dinâmica de exercício da empatia, possibilitando um novo olhar para o outro. Esse projeto está sendo orientado pela arte-educadora Patrícia Reuter nas aulas de Arte no Colégio buscando melhorar a qualidade das relações humanas no ambiente escolar. Outras propostas com o mesmo objetivo ainda estão por vir!
Preparamos esse vídeo para que possam visualizar um pouco mais dessa atividade.