Projeto antibullying para desenvolver a sensibilidade, empatia, percepção e a reflexão

Para desenvolver a sensibilidade, a empatia, a percepção e a reflexão, os alunos do fundamental I do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne em Florianópolis, iniciaram o projeto antibullying com ajuda do Mundo Carlotas.

Na primeira atividade artística, após a apreciação de alguns personagens Carlotas, todos vivenciaram a ideia de empatia, colocar-se no lugar do outro, buscando sentir suas emoções.

os alunos e os personagens do mundo de Carlotas

E como é se colocar no lugar do outro? Como é sentir o que outro sente? É fácil? Difícil? É importante?

O exercício foi desenhar em um copo descartável, uma matriz facial que foi a base para a criação, em um segundo copo, do seu autoretrato. Com o movimento dos copos, cada aluno utilizou sua criatividade para desenhar outros personagens, transformando o seu eu no outro.

concentração durante o exercício
materiais simples, conceito comprexo e um resultado lindo

O material foi simples, mas a proposta complexa. O girar dos copos, criou uma dinâmica de exercício da empatia, possibilitando um novo olhar para o outro. Esse projeto está sendo orientado pela arte-educadora Patrícia Reuter nas aulas de Arte no Colégio buscando melhorar a qualidade das relações humanas no ambiente escolar. Outras propostas com o mesmo objetivo ainda estão por vir!

Preparamos esse vídeo para que possam visualizar um pouco mais dessa atividade.

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.