Que o brincar é uma atividade universal e atemporal isso já sabemos, pois essa prática transcende culturas e gerações. Ou seja, a prática de brincar está presente em todas as culturas do mundo, independentemente das diferenças de idioma, costumes e tradições. Curiosamente, o renomado educador e pedagogo Friedrich Fröbel, fundador dos jardins de infância, afirmou: “O brincar é a mais alta forma de pesquisa”. Essa citação nos aponta sobre a importância do brincar como um meio essencial de aprendizagem e descoberta para as crianças.
É no momento da brincadeira que as crianças mergulham em um mundo de imaginação, criatividade e descoberta, onde têm a liberdade de explorar, experimentar e aprender. O brincar revela segredos sobre a importância do desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico das crianças.
Quer saber e se aprofundar um pouco mais sobre o brincar, conheça algumas dicas de livros que selecionamos a fim de compreender que essa prática vai muito além de ser um direito de toda criança.
O Brincar é Fundamental
“Você e a sua criança precisam remar juntos, como se estivessem em uma canoa, se quiserem avançar e chegar a algum lugar”. – Luciana Brites.
“Nos primeiros anos de vida, o brincar representa uma situação de criatividade espontânea que enriquece o conhecimento, a sociabilidade e as funções cerebrais no processo de aprendizagem. Ao brincar, a criança emite criatividade, expressa fantasias, sensações, e emoções internas e adquire maturidade, resultados esses que a gratificam continuamente. Em “Brincar é fundamental”, Luciana Brites nos ajuda a compreender melhor o processo de aprendizagem e a importância dos estímulos adequados na primeira infância a partir dos aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso, como a linguagem, a audição e a visão. Além de reunir referências de publicações de renomados pesquisadores da área, a autora constrói, em linguagem acessível, um guia prático destinado a mães, pais, educadores e profissionais que lidam com crianças que desejam compreender melhor o desenvolvimento na primeira infância.”
Brinquedos no Chão: a natureza, o imaginário e o brincar
Este livro inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo.
O primeiro volume é dedicado aos brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação para forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.
O estudo desdobrou-se também em várias exposições de brinquedos colecionados ao longo dos anos, e seu corpo teórico vem repercutindo em diferentes espaços em que a criança é tema de interesse.
Criança que Brinca Aprende Mais: a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil
Essa obra tem como base a concepção de criança contextualizada histórica, social e culturalmente, com a aposta de uma educação infantil mais criativa.
Em Criança que brinca mais aprende mais, as questões teóricas pertinentes à brincadeira são levantadas e, de modo leve e pragmático, aprendemos que brincar, além de divertido, é parte fundamental do desenvolvimento cognitivo infantil.
Brincar, Jogar e Aprender: práticas que inspiram o educador e facilitam a aprendizagem
Este livro é uma obra coletiva que tem por propósito trazer inspirações práticas a fim de serem aplicadas nos mais diversos espaços educacionais: escolas, brinquedotecas, parques, festas e outros.
O leitor encontrará neste livro desejos, vontades e o que há de melhor de cada autor, pois aqui o brincar é coisa séria!
Origens do Brincar Livre
É por meio do brincar que a criança experimenta o mundo e se desenvolve, por isso ele é tão vital quanto respirar. Neste livro, especialistas na Abordagem Pikler apresentam os principais conceitos para o desenvolvimento integral das crianças: estabelecimento de vínculo, respeito ao movimento livre e autonomia, com foco no brincar.
Para isso, sugerem práticas que favoreçam as habilidades inatas dos bebês, como o preparo de um ambiente para a exploração, a seleção e organização dos brinquedos para cada fase e dão dicas sobre a postura do adulto, junto da criança, enquanto a brincadeira acontece.
Gostou deste texto: Quais os segredos o brincar esconde?
Leia também: O que as crianças nos ensinam sobre o brincar?
>> Artigo postado originalmente em 21 de julho de 2023 e repostado para o dia 28 de maio dia Internacional do Brincar.