Olá, leitores e leitoras!
Neste ano, nós de Carlotas pensamos em comemorar o 08 de março de uma forma diferente. Refletir sobre o dia da mulher é não esquecer de toda a violência física, psicológica, patrimonial, emocional que ainda passamos. Entretanto, muitos direitos foram também conquistados e é em razão deles que hoje podemos ser e estar onde quisermos. Sendo assim, pedimos para que as mulheres de Carlotas escrevessem sobre a sua maior conquista.
Segue o lindo resultado dessa reflexão.
Andréa Rissardo
“Minha maior conquista não foi, mas é seguir abrindo caminhos de equidade que me foram aberto por tantas mulheres, principalmente minha mãe”
Larissa da Costa
“A minha maior conquista como mulher foi ter vindo para a Alemanha sozinha, sem conhecer ninguém e sem falar alemão e ter feito a minha vida aqui. (Isso foi em 2002 com 26 anos)”
Adailza Barbosa
“A minha maior conquista foi me permitir ” SER EU” após anos sendo a “PESSOA” do outro”
Carla Douglass
“Minha maior conquista foi aprender a me amar e me aceitar nesse mundo que insiste em nos diminuir”
Fernanda Souza
“Minha maior conquista foi me permitir sonhar e acreditar que posso mudar minha realidade e, assim, contribuir para transformar a sociedade em um lugar mais equitativo e justo para todas as pessoas”
Fernanda Gutierrez
“Minha maior conquista foi me permitir estar em espaços jamais imaginados”
Gabriela Treteski
“Minha maior conquista foi e segue sendo conseguir unir meus conhecimentos e competências em um trabalho que está a serviço da minha missão no mundo, muito alinhado com os meus valores e me fazendo muito feliz na jornada”
Heloísa Farah Flesch
“Minha maior conquista é ter conseguido desconstruir padrões que fui ensinada desde a infância, tanto na forma de agir, falar, se vestir, quanto na forma de me relacionar com outras mulheres. Fui ensinada a considerá-las inimigas ou adversárias. Hoje elas são minhas parceiras, pessoas que admiro e que quero impulsionar a atingir seus objetivos e sonhos. Essa desconstrução é minha maior conquista! E sei que não termina nunca!”
Luciana Fuchs
“Minha maior conquista é minha luta diária. Tem horas que vem a galope, passos largos e em outros momentos em passos curtos. Todo dia um passo dado rumo a minha autoaceitação, ao reconhecimento do meu real valor, a descoberta do meu propósito e ao amor próprio”
Fabiana Gutierrez
“Minha maior conquista foi perceber os espaços e pessoas que querem estar comigo e colocar limites para essas outras relações”
Ludmila Baio
“Construir, a cada dia, uma família/relação familiar saudável (no sentido emocional e funcional), mesmo estando longe das minhas origens e dos meus familiares”
Edite Neves
“Minha melhor conquista foi nascer e nascer bem, com saúde, pois o caminho seria desafiador e árduo. Segui me reconhecendo como mulher negra e um divisor de águas foi gestar e parir”
Fabiana Sobral
“Minha maior conquista foi resgatar minha alma e minha saúde mental antes que elas se perdessem por completo, isso aconteceu quando decidi sair do escritório onde trabalhei por 12 anos e que já não fazia mais sentido nenhum e montar minha empresa”
Para as mulheres em Carlotas, conquista significou luta, autoaceitação, novos caminhos, sonhos, amor próprio, desconstrução de padrões, construções familiares saudáveis, reconhecimento como mulher negra e o resgate da saúde mental.