O comportamento intolerante e agressivo ao que é “diferente de si” está cada vez mais presente nos noticiários do Brasil e do mundo. Não só entre adultos, mas muitas vezes entre crianças e jovens em diversos ambientes e, principalmente, nas redes sociais.
Com a ideia de refletir sobre o que é a diversidade e aceitar o que é diferente de nós, realizaremos o encontro “Viva a Diversidade” simultaneamente no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
O conceito destes encontros é usar a criatividade dos participantes para juntos ilustrarem a multiplicidade de pontos de vista e perceberem-se como agentes da transformação social, construindo um novo significado para as diferenças, com um novo olhar para o outro, com mais empatia, respeito e aceitação.
A proposta é reunir crianças, jovens e adultos em uma atividade artística coletiva para proporcionar um momento de reflexão sobre a diversidade por meio da arte. “A empatia é a aliada nessa construção, uma forma de humanização e de combate aos nossos próprios preconceitos, pois é uma ferramenta poderosa de aprendizado, de (r)evolução humana que conecta as pessoas e transforma as relações”, fala Fabiana Gutierrez, co-fundadora de Carlotas.
Fique ligado na nossa programação e clique nas cidades para confirmar sua presença nos nossos encontros:
BRASIL:
>> São Paulo: em frente a biblioteca no Parque Villa-Lobo – das 9 às 12h (com participação do Instituto Movimentarte)
>> Recife: Parque Dona Lindu, em frente a Praia da Boa Viagem – das 10 às 12h (sob a coordenação de Andrea Barros e apoio da Associação Novo Rumo)
ALEMANHA:
>> Munique: Hirschgarten München, das 10 às 13h
ESTADOS UNIDOS:
>> Princeton: Marquand Park, das 11 às 13h (com o apoio do Vitamina Brasil e Brasil em Mente e participação do Praticutucá)