Queridos professores… – Uma mensagem da Gabriela Treteski para vocês

Escrever uma mensagem a vocês é um desafio e tanto. Como é difícil escrever para quem admiramos! Mas vale a pena tentar.

Ao longo dos últimos anos, nossa equipe acompanha com muito carinho a sua jornada. Não sabemos dizer o que nos encanta mais: se são as incontáveis horas que vocês investem preparando aulas ou tamanha flexibilidade que vocês demonstram em lidar com os desafios do dia a dia escolar; a magia que colocam em cada conceito que explicam ou a coragem que assumem ao dizer que continuam aprendendo; o carinho que oferecem a cada aluno, ou o abraço apertado que recebemos toda a vez que chegamos em sua escola.

Nessa trajetória, aprendemos com vocês que a educação não é feita de prédios bonitos, biblioteca recheada ou tecnologia de primeiro mundo. Ela é feita por vocês, pessoas que dormem e acordam pensando em como podem facilitar o caminho daqueles que estão querendo aprender. Ou daqueles que perderam a magia da curiosidade.

Foto em grupo! Professora Marcia Simonini Teixeira, Coordenadora Vanda Barboza e Fundadora de Carlotas Fabiana Gutierrez com a turma do 1º ano na EMEF Marechal Bittencourt de Osasco

A educação é feita por vocês, que não desistem de tentar, que se reiventam a cada bimestre, que repensam a cada linha do caderno. Ela é construída por vocês, queridos mestres da paciência, cientistas do afeto e poetas do encontro.

Grupo de Educadores da EMEF Professor Laerte José dos Santos de Osasco em um encontro de Formação do Projeto ExploreCarlotas no Mês da Diversidade. Encontro coordenado por Thierry Marcondes com foco na educação inclusiva.

Essa é uma mensagem de agradecimento. Muito obrigada por continuarem nos ajudando a colorir o mundo e a garantir que todas as cores são bem-vindas. Obrigada por dedicarem a suas vidas a regar e cuidar de outras. Obrigada por escolherem o caminho da transformação e por não desistirem em meio às tempestades.

Parabéns pelo seu dia! Vocês nos inspiram e nos encantam a todo momento. São verdadeiros heróis no Mundo de Carlotas!

A nossa equipe é imensamente grata pela coragem e dedicação de todos vocês!

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…” – Rubem Alves

* ilustração do artigo por Liuna Virardi

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.