Hoje, Joaquim, nosso popular e querido Quincas está muito preocupado. Ouviu uma conversa da sua mãe com as tias onde elas comentavam que ouviram na televisão que algumas crianças estão tendo sarampo e até, parece, que uma criança no norte do país morreu.
– Como assim, morrer de sarampo?? – disse a Tia Ligia.
– Mas essa doença ainda existe? – gritou a Tia Cida, ela não gritou, mas é que ela fala alto mesmo.
Tia Odete não podia acreditar, a Tia Marcilene ficou de boca aberta, enquanto a Tia Tôco já tinha trocado de assunto e contava da tarde que passou com a Tia Sueli.
Quincas resolveu investigar e lá foi ele perguntar pra professora, e a resposta dela o deixou mais preocupado ainda. “A doença está voltando e não é só entre pessoas que não tem acesso a vacina, ela está também próxima de nós”, disse a professora.
– Mas por que? – exclamou o menino que se assustou com a notícia.
– Porque as pessoas estão deixando de vacinar seus filhos, o sarampo que era considerada uma doença erradicada está de volta. Até a vacinação contra a poliomelite, a paralização dos membros inferiores, diminuiu , e olha que é só uma gotinha!
Quincas se lembrou de quando era pequenino e sua mãe sempre o levava no posto de saúde para tomar vacina. Seu melhor amigo, o Serginho, ia junto, porque adorava ver o seu amigo tomar vacina. Mas ele não tomava, sua família preferia assim. Não importava, os dois viviam a brincar juntos!
Muitas crianças tem medo de tomar vacina, Quincas, na verdade, gostava! Fosse gotinha ou injeção, ele não chorava, nem fazia cara feia. Isso porque ele sempre soube a importância que a vacina tem! Ela nos mantém saudáveis e evita doenças perigosas de se alastrarem.
Ele me disse uma vez que achava que a injeção doía e preferia as gotinhas, eu também! E você?