Reconstruindo os acervos literários do Rio Grande do Sul

Reconstruindo os acervos literários do Rio Grande do Sul: A imagem apresenta duas crianças sentadas de costas, lendo livros. A criança à esquerda veste uma camiseta amarela, enquanto a criança à direita usa uma camiseta vermelha. O fundo da imagem é abstrato, com pinceladas de cores vibrantes, como laranja, amarelo e azul, que se espalham pelo chão e pelo espaço ao redor das crianças. Essas cores dão um toque artístico e dinâmico à cena, criando uma sensação de movimento e energia

Seguindo os textos que abordam as enchentes do Rio Grande do Sul, o papo hoje é sobre os acervos literários. Já trouxemos as pautas sobre os Refugiados Climáticos e sobre como ajudar e ser ajudado. Agora vamos focar em todas as bibliotecas, escolas e acervos destruídos pelas águas. O número estimado pelo Governo do Estado é de 100 mil livros perdidos, o que representa uma perda incalculável para a cultura local.

As informações a seguir são do artigo publicado em 28 de junho pelo Governo do Estado RS. Você encontra a matéria aqui.

Uma campanha para arrecadar livros e destiná-los a bibliotecas afetadas pelas enchentes está sendo realizada pela Secretaria da Cultura (Sedac) em parceria com o clube de leitura TAG e apoio do Instituto Cervantes. A iniciativa, batizada de “Juntos pela Leitura no RS”, prevê a doação de obras de ficção, clássicos, contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil. Os livros usados devem estar em bom estado, 100% legíveis, sem manchas ou sujeiras. 

Quem quiser doar deve preencher este formulário.

As doações serão reunidas na sede do Instituto Cervantes, onde servidores da Sedac farão a triagem das obras – as quais, depois, serão encaminhadas para bibliotecas públicas municipais. 

Quem mora fora do Estado pode enviar os livros para o Instituto Cervantes (rua João Caetano, 285, bairro Três Figueiras, Porto Alegre/RS, CEP 90470-260) ou entregá-los diretamente em um ponto de coleta instalado na Feira do Livro do Pacaembu, que ocorre de 29 de junho a 7 de julho, na Praça Charles Miller, em São Paulo (SP). 

Editoras estão convidadas a doarem livros novos, e algumas já sinalizaram que farão doações para a campanha. Entre elas, Alta, Record, Companhia das Letras e Autêntica.

O Clube de Leitura Quindim, especializado em literatura infantil, anunciou recentemente a doação de mais de 2 mil exemplares de 80 títulos, voltados para o público infantil e selecionados por especialistas reconhecidos na área, como Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão e Daniel Munduruku. 

Gostou desse texto: Reconstruindo os acervos literários do Rio Grande do Sul?

Leia também: De olho no Rio Grande do Sul

Se quiser saber mais sobre nossos projetos ou se tiver interesse em contribuir de alguma forma com conteúdo alinhado ao nosso propósito ou ideias, envie-nos uma mensagem que entraremos em contato com você o mais rápido possível!.