Sempre que sai uma animação, percebo o quanto sou fã dessa linguagem. Embora feitas para o público infantil na maioria, cada vez mais as animações têm trazido temáticas profundas e importantes. Red: Crescer é uma Fera não é exceção. Falar sobre as relações e a desafiadora fase da adolescência é sucesso certo. É humano e nos aproxima.
Vou tentar não dar spoiler e talvez as referências ao filme fiquem bastante abertas, mas a ideia é compartilhar o que ele me trouxe. Cheio de símbolos, essencialmente o conflito do crescer da filha para uma mãe super protetora e controladora frente às ameaças de se tornar quem se é na sua essência. Além deste clássico conflito, o desafio de entender os sentimentos e conseguir dominá-los. E é essa beleza. Não é calá-los ou anulá-los, mas sim, assumi-los e aprender a lidar com eles. E isso é trazido por se tornar Panda no filme.
Um dos grandes pontos de conexão entre as pessoas, que podem ajudar no processo empático, se dá pelas emoções. Conhecê-las antes de reconhecê-las no outro. Saber o que me desperta cada uma delas e, mais importante, como reajo mediante a elas. Quantas vezes somos dominados por alguma emoção, seja euforia, medo, raiva ou tristeza, e agimos por impulso? Os mais teóricos chamam de sequestro emocional. Simplesmente somos tomados por alguma emoção e não conseguimos ponderar com clareza o que estamos fazendo.
Quanto menos nos familiarizarmos com o que sentimos e porque sentimos, mais suscetíveis estamos a esses momentos. É fácil? Não! Acontece comigo? Mais do que eu gostaria. Mas a cada vez que acontece – e ainda bem que com uma frequência cada vez menor – me pergunto porque isso acontece. O que dispara em mim essa emoção ao ponto de reagir sem pensar? Tenho aqui minhas teorias e vou testando para que não precise esconder esse Panda tão lindo de emoções, mas que possamos brincar e conviver juntos, em harmonia. Quanto a crescer…. bem, esse é um desafio de gerações que, novamente, o Panda pode ajudar a aproximar. Mas para isso, precisamos estar dispostos a acolhê-lo e fazer as pazes com ele.
*Imagem da capa: Disney+