“Wehrt euch, leistet Widerstand, gegen den Faschismus hier im Land…” (trad. Português: “Resistam, façam oposição, contra o fascismo neste país”) foi a canção que marcou Carlotas Alemanha neste icônico fevereiro de 2025. Um mês eleitoral em que multidões foram às ruas em defesa da democracia. Nós também estivemos lá.
Diante da instabilidade política e do crescimento da representatividade do partido radical de extrema-direita no Congresso alemão, novos temas emergiram nos nossos círculos de mulheres. Entre eles, a proteção legal em casos de discriminação e violência em espaços públicos, os riscos de deportação e o direito à dupla cidadania. Para aprofundar essas questões, contamos com a Dra. Renata Cherubim, que compartilhou seu vasto conhecimento em direito alemão e europeu, esclarecendo as diferenças entre leis administrativas e constitucionais e nos empoderando por meio da informação.
Também tivemos a oportunidade de refletir sobre o poder da linguagem na construção das realidades que habitamos. Em um encontro inspirador com a Dra. Jorcemara Cardoso, que iniciou sua fala com a potente frase: “É possível um outro futuro por meio da linguagem”, fomos convidadas a questionar a naturalização de discursos e padrões que perpetuam desigualdades. Essa frase não apenas abre um horizonte de esperança, mas também nos convoca à ação: que futuro queremos construir e como a linguagem pode ser nossa aliada nesse processo?
Seguindo nosso compromisso com a equidade e o pertencimento, lançamos um novo curso que apoiará mulheres a explorarem o potencial da inteligência artificial no seu processo de integração ao mercado de trabalho formal alemão. A ONU Mulheres destaca a importância das mulheres se apropriem de oportunidades tecnológicas como ferramenta de inclusão social e avanço profissional. “Auf den Punkt!” chega justamente para apoiar esse movimento.
E, claro, fevereiro também foi tempo de celebração! No nosso brunch mensal em Munique e Stuttgart, comemoramos o carnaval trazendo uma reflexão lúdica, mas profunda, sobre os temas: “Quais fantasias vestimos e quando?” e “Verdade e mentira”. Entre confetes, risadas e partilhas, construímos mais espaços de trocas significativos e cheios de sentido!
Assim seguimos: aprendendo, resistindo e criando futuros melhores.
Gostou do texto Reflexões e Ações na Alemanha em fevereiro?
Leia também: Carlotas Alemanha: “Nunca Mais É Hoje”